Ícone do site Portal Norte

Duas luas? Terra terá “segunda lua” a partir de domingo (29)

A terra atrairá uma ''segunda lua", em sembro. - Foto: Pexels

A partir de 29 de setembro de 2024, a Terra ganhará temporariamente uma “segunda lua”. Um asteroide identificado como 2024 PT5 será capturado pela gravidade do planeta e permanecerá em órbita por quase dois meses, até 25 de novembro.

O asteroide 2024 PT5 foi detectado em 7 de agosto por meio do sistema Atlas (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), da Nasa, na África do Sul. A descoberta foi publicada pela Sociedade Americana de Astronomia (AAS) neste mês.

Com aproximadamente 10 metros de largura, ele foi classificado como um objeto que seria capturado pela Terra por um período de 57 dias, antes de retornar ao seu percurso normal no Sistema Solar.

Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madri e autor do estudo, afirmou ao site “Space” que o asteroide pertence ao cinturão de Arjuna, localizado a 150 milhões de quilômetros do Sol.

No entanto, ele não será visível da Terra devido ao seu pequeno tamanho e brilho reduzido, inviabilizando a observação por telescópios e binóculos comuns.

Essa não é a primeira vez que a Terra atrai “mini-luas”. Fenômenos semelhantes ocorreram em 1981 e 2022, quando astros foram capturados pela gravidade terrestre. Em 2006 e 2020, outros objetos permaneceram em órbita por períodos mais longos.

O 2024 PT5, embora invisível a olho nu, será uma curiosidade astronômica até seu retorno à órbita solar.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile