Ícone do site Portal Norte

Minilua entra na órbita da terra e permanecerá pelos próximos dois meses; entenda

Representação artística de uma minilua na órbita da Terra. Foto: Reprodução/Olhar Digital

Representação artística de uma minilua na órbita da Terra. Foto: Reprodução/Olhar Digital

Nos próximos dois meses, a Terra terá um novo visitante espacial: a minilua 2024 PT5, um asteroide do tamanho de um ônibus que será temporariamente capturado pela força gravitacional do planeta.

Esse corpo celeste, embora bem diferente da nossa Lua, seguirá uma trajetória próxima à Terra entre 29 de setembro e 25 de novembro, quando retornará ao cinturão de asteroides que orbita o Sol.

O que é a minilua 2024 PT5?

Descoberta em agosto de 2024, a minilua 2024 PT5 não completará uma volta completa ao redor da Terra. Em vez disso, seguirá uma trajetória em formato de ferradura, o que gera debates entre astrônomos sobre sua classificação como lua.

Apesar disso, o fenômeno não é inédito; em 2020, o asteroide 2020 CD3 também foi temporariamente capturado pela órbita terrestre.

Porém, ao contrário da nossa Lua, o 2024 PT5 não será visível a olho nu ou com telescópios amadores. Detectado por um telescópio profissional na África do Sul, o asteroide reflete pouca luz, tornando sua observação muito difícil até mesmo com equipamentos avançados.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile