Nesta segunda-feira (14), diversos bancos, incluindo Nubank, Caixa, Santander, Itaú, Banco do Brasil, PicPay, Bradesco e Banco Inter, estão enfrentando problemas com o sistema de pagamentos instantâneos Pix.
De acordo com relatos de usuários no X (antigo Twitter), os clientes estão tendo dificuldades para realizar transferências por meio dos aplicativos em dispositivos Android e iPhone (iOS).
O site Downdetector, que monitora a operação de serviços online, registrou instabilidades para todos esses bancos, com o problema começando por volta das 10h20 e já acumulando mais de 1.300 notificações.
No Google Trends, plataforma que rastreia tendências de pesquisa, termos como “Pix fora do ar”, “não consigo fazer Pix”, “Pix em processamento” e “Pix rejeitado” ganharam destaque nas últimas horas, mostrando um aumento significativo nas buscas relacionadas ao serviço de pagamento.
Possível falha no Banco Central
A interrupção do Pix pode estar ligada a uma instabilidade no próprio Banco Central do Brasil, também reportada no Downdetector. Aproximadamente 93% das notificações relacionadas ao órgão mencionam problemas com o Pix. O problema, inicialmente registrado às 10h20, coincide com o início das falhas em diversas instituições financeiras.
De acordo com o Downdetector, a instabilidade está afetando grandes bancos como Caixa, Nubank, Santander, Itaú, Mercado Pago, PicPay, Banco Pan, Bradesco, Iti e Banco Inter. Muitos clientes têm recorrido às redes sociais para relatar o problema e compartilhar suas frustrações.
No Google Trends, termos relacionados a transações interrompidas, como “Pix pendente”, “Nubank Pix em processamento” e “Pix Banco Inter”, também aparecem em alta, refletindo a preocupação dos usuários.