Nesta quinta-feira (17), aparecerá no céu a maior Superlua de 2024, e será visível em todo o Brasil, incluindo o Amazonas.

O fenômeno, conhecido então como Superlua do Caçador, acontece quando a Lua atinge seu ponto de maior proximidade com a Terra, com o satélite natural aparecendo maior e mais brilhante do que o habitual, o perigeu.

Em outubro, a Lua do Caçador está a uma distância de 357 mil km da Terra — a menor distância registrada em 2024.

A superlua pode ser vista no Amazonas? Saiba o horário e como observar

Portanto, é possível ver a Superlua no Amazonas e em todo o Brasil a partir das 17h30, iluminando o céu até o amanhecer de sexta-feira (18).

O espetáculo terá seu ponto de maior visibilidade ao longo da noite, com a lua no horizonte e desaparecendo por volta das 5h34 da manhã.

Contudo, para garantir uma boa visualização da Superlua, procure um local com baixa poluição luminosa e uma vista desobstruída, como um campo aberto ou uma área distante de grandes cidades.

A partir das 19h30, a Lua estará posicionada a 10° ao norte da constelação de Peixes, sendo esse o melhor horário para observar o fenômeno. Por volta da meia-noite e meia, a Lua atingirá seu ponto mais alto no céu, a 50° ao norte.

Quando será a última superlua de 2024?

Por fim, o ano de 2024 já nos apresentou duas Superluas, em agosto e setembro. Após o fenômeno desta quinta-feira, ainda haverá mais uma oportunidade de observar uma Superlua em 15 de novembro.

Com a Lua do Caçador, o céu noturno estará pronto para um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano.