A OpenAI lançou o aplicativo oficial do ChatGPT para Windows, que, embora ainda esteja em versão beta, já pode ser baixado diretamente da Microsoft Store. A novidade é exclusiva para os assinantes dos planos da OpenAI, mas qualquer usuário pode fazer o download; no entanto, para usar a IA no Windows, será necessário contratar um dos planos da OpenAI.

Este lançamento ocorre cinco meses após o lançamento do aplicativo nativo para macOS, o que gerou surpresa, já que a Microsoft é a maior investidora da OpenAI e responsável por integrar os modelos de linguagem da empresa em seu Copilot. Agora, o aplicativo do ChatGPT finalmente está disponível para o sistema operacional da Microsoft.

Diferença entre ChatGPT para Windows e a versão web

As diferenças entre a versão para Windows e a versão web do ChatGPT são mínimas. A principal alteração é a utilização do atalho Alt + Espaço para abrir o ChatGPT diretamente no computador, uma conveniência extra para usuários de desktop. Fora isso, todos os recursos oferecidos pela versão do navegador estão presentes no aplicativo para Windows.

Um dos recursos destacados na versão para Windows é a possibilidade de carregar arquivos e imagens diretamente do computador, uma funcionalidade já disponível na versão web. Isso coloca o ChatGPT para Windows em posição de concorrência com o Copilot, assistente nativo da Microsoft que já faz uso dos LLMs da OpenAI.

Especificações e requisitos do ChatGPT para Windows

O aplicativo é compatível com Windows 10 (versão 17763.0 ou superior) e suporta arquiteturas x64 e Arm64. O tamanho do arquivo é de 283 MB, o que o torna uma opção leve para quem quer utilizar a IA diretamente no desktop.

Embora apenas assinantes do ChatGPT Plus, Enterprise, Team e Edu possam usar o app no Windows por enquanto, a ideia é disponibilizá-lo para todos usuários até o o final deste ano.