Ícone do site Portal Norte

Copilot: Microsoft lança IA autônomo para automatizar tarefas

IA da Microsoft se chama Copilot

IA da Microsoft se chama Copilot. Foto: Microsoft/Divulgação

A Microsoft anunciou uma nova funcionalidade para o Copilot Studio, que permitirá a criação de Copilot Agents autônomos, capazes de realizar tarefas sem intervenção humana. Esses agentes serão acionados por gatilhos automáticos, seguindo instruções predefinidas, agilizando processos empresariais e aumentando a eficiência.

A novidade foi revelada no evento AI Tour, nesta segunda (21), e será disponibilizada para todos os assinantes do Copilot Studio a partir de novembro. Até então, o recurso foi testado com empresas selecionadas.

O que são Copilot Agents Autônomos?

Os Copilot Agents autônomos são uma evolução dos agentes personalizados do Copilot Studio da Microsoft. Os autônomos funcionam de maneira independente, acionados por eventos específicos ou gatilhos, como o recebimento de um e-mail ou a adição de novos arquivos na nuvem.

Por exemplo, um agente pode ser programado para analisar um e-mail de um cliente potencial, identificar o especialista adequado dentro da empresa e encaminhar as informações necessárias para seguir com o atendimento — tudo de forma automática e sem a necessidade de intervenção humana.

Esses gatilhos podem incluir:

Além disso, os agentes podem acessar bases de dados corporativas e realizar ações de acordo com as diretrizes preestabelecidas. A empresa terá um painel de controle onde poderá monitorar o desempenho do agente e, em caso de dificuldades, o sistema poderá acionar um funcionário para auxiliar na tarefa.

Copilot Agents no Dynamics 365

Como parte da integração da Microsoft com sua plataforma corporativa, o Dynamics 365, a empresa oferecerá também dez Copilot Agents autônomos pré-configurados para atuar em áreas como vendas, operações e serviços, proporcionando uma solução ainda mais personalizada para diferentes setores.

Essas inovações demonstram o compromisso da Microsoft em automatizar e otimizar processos empresariais com o uso da inteligência artificial, tornando as operações mais ágeis e eficientes.

Sair da versão mobile