Ícone do site Portal Norte

Meta AI viraliza após usuários relatarem erros; veja como desativar

META AI

Usuários do Meta AI relataram erros do sistema - Foto: Portal Norte

O novo recurso de inteligência artificial Meta AI, semelhante ao ChatGPT e disponível para WhatsApp, Instagram e Facebook, começou a ser liberado para usuários no Brasil. A ferramenta ganhou popularidade, mas já vem acumulando reclamações por fornecer informações incorretas.

O Meta AI foi projetado para auxiliar em tarefas como geração de textos, planejamento e criação de imagens a partir de comandos simples. No entanto, muitos usuários têm relatado respostas imprecisas e mal-entendidos nos comandos. A Meta reconheceu que o sistema pode apresentar falhas:

“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, conforme indicado nos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que evoluem e recebemos feedbacks dos usuários”, afirmou a empresa.

Como desativar o Meta AI?

O Meta AI aparece como uma conversa na tela inicial do WhatsApp. Embora seja possível apagar o chat, a IA não pode ser completamente desativada, como confirmado pela Meta.

Ele está disponível na barra de pesquisa para responder perguntas, mas caso você prefira limitar o uso de seus dados para treiná-lo, há formulários específicos que podem ser preenchidos para o WhatsApp, Instagram e Facebook.

Erros do Meta AI

Nas redes sociais, usuários apontam falhas frequentes do Meta AI em cálculos básicos e comandos de imagem. Em um caso, a IA respondeu incorretamente ao afirmar que 9,11 é maior que 9,8. Em outro exemplo, ao solicitar uma imagem do “Homem-Aranha plantando bananeira”, a IA gerou uma ilustração literal do super-herói ao lado de uma planta, e não de cabeça para baixo.

O Meta AI também tem demonstrado dificuldade em fornecer informações corretas sobre pessoas famosas. Ao ser questionada sobre a influenciadora Dora Figueiredo, a ferramenta respondeu incorretamente que ela era uma figura política brasileira.

Além disso, o recurso atribuiu erroneamente o bordão “Calma, Calabreso” a figuras como Tatá Werneck e Raul Gil, embora tenha sido criado pelo humorista Toninho Tornado e popularizado no BBB 24 pelo participante Davi.

Sair da versão mobile