Desenvolvida para responder perguntas e oferecer informações instantâneas, a Meta AI traz dúvidas sobre privacidade e segurança no WhatsApp. Com a chegada da Meta AI ao WhatsApp no Brasil, muitos usuários levantaram uma questão importante: a Meta consegue ler suas conversas?
A preocupação surgiu principalmente porque a inteligência artificial está presente em todas as conversas e grupos do aplicativo, podendo ser acionada a qualquer momento.
A Meta IA consegue ler minhas conversas?
A Meta afirma que desenvolveu a Meta AI com foco na segurança e privacidade do usuário. Segundo a empresa, as conversas privadas no WhatsApp continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta e os dados dessas conversas não são usados para publicidade ou qualquer outra finalidade não autorizada.
Entretanto, as interações feitas diretamente com a Meta AI não são protegidas pela mesma criptografia ponta a ponta. Em comunicado, a empresa avisa que dados das conversas com a Meta AI podem ser analisados para aprimorar os recursos da inteligência artificial.
Por exemplo, se o usuário comenta sobre suas preferências alimentares, a IA pode guardar essa informação para fornecer sugestões personalizadas posteriormente. Dessa forma, se você menciona que gosta de culinária japonesa, a IA poderá sugerir restaurantes japoneses em uma pesquisa futura.
A empresa esclarece ainda que não usa mensagens privadas ou posts particulares para treinar seus modelos de IA. No entanto, as interações diretas com a Meta AI podem ser usadas para ajustar o desempenho da IA.
Esse armazenamento de dados gera preocupações sobre privacidade, especialmente entre especialistas. Com bilhões de usuários ativos no WhatsApp, Facebook e Instagram, a Meta possui uma vasta quantidade de dados, o que cria um “laboratório de IA” único para desenvolvimento e melhoria contínua de seus modelos.
Meta AI no Brasil: Atraso e ajustes
O lançamento da Meta AI no Brasil estava previsto para julho de 2023, mas foi adiado devido a questões regulatórias. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aplicou uma sanção que suspendeu temporariamente a política de privacidade da Meta, impedindo o uso de dados de brasileiros para o treinamento de IA.
Esse bloqueio foi motivado por investigações sobre o uso de dados do Facebook e Instagram para fins de IA, sem autorização prévia dos usuários.
Para contornar o impasse, a Meta se comprometeu a melhorar a transparência com alertas mais claros sobre o uso de dados pessoais. Com esses ajustes, a Meta AI foi lançada em outubro no Brasil, agora com medidas extras de privacidade.