Após receber o Meta AI, o WhatsApp já trabalha no seu próximo recurso: uma opção de pesquisar imagens dentro do aplicativo. A novidade vai usar a tecnologia já conhecida do Google Imagens para identificar e pesquisar fotos e ilustrações enviada sem sair do aplicativo.
Esse recurso foi criado para ajudar as pessoas a verificarem a autenticidade das fotos, oferecendo uma maneira prática de descobrir a origem ou contexto de uma imagem compartilhada. A descoberta foi compartilhada pelo site WABetaInfo
Como pesquisar imagens no WhatsApp?
Para utilizar a ferramenta, basta o usuário abrir uma imagem recebida e acessar o menu de três pontos, onde a opção de pesquisa estará disponível. Com isso, o recurso permite identificar quando uma imagem foi publicada originalmente, verificar se ela já apareceu em outros sites ou mesmo conferir se se trata de uma montagem.
Em tempos de imagens geradas por inteligência artificial, essa verificação é especialmente útil para distinguir conteúdos autênticos de criações digitais.
Inicialmente, apenas alguns testadores têm acesso à novidade, mas há planos para ampliar a disponibilidade do recurso no WhatsApp Beta para Android nas próximas semanas. No entanto, ainda não há uma previsão de quando a função será liberada para a versão oficial e estável do aplicativo.
Além dessa novidade, o WhatsApp anunciou que a partir de 1º de novembro de 2024 alguns modelos de celulares antigos, tanto iPhones quanto dispositivos Android, deixaram de ser compatíveis com o aplicativo.
Isso ocorre porque o WhatsApp atualiza periodicamente seus requisitos mínimos de sistema para garantir que o app funcione sem problemas nos aparelhos em uso. Como resultado, dispositivos mais antigos, que não suportam essas atualizações, acabam perdendo acesso à plataforma.
Uma lista completa dos modelos afetados foi divulgada, e é importante que os usuários verifiquem para saber se seus aparelhos ainda são compatíveis com o aplicativo.
Com informações do CanalTech.