A Uber anunciou, nesta quinta-feira (7), a ampliação do recurso de segurança U-Código para motoristas parceiros no Brasil. Esse sistema exige que os passageiros compartilhem uma senha (PIN) com o motorista antes de iniciar a viagem. O código é gerado e exibido diretamente no aplicativo, permitindo que o motorista e o passageiro confirmem a identidade e segurança da corrida.

O uso do novo sistema é opcional para o motorista, o motorista tem a opção de ativar ou não o recurso na conta diretamente no aplicativo. Mesmo que o passageiro não tenha o U-Código ativado, ele deverá informar o código ao motorista, caso o recurso esteja habilitado pelo próprio condutor.

A Uber explica que o recurso já vinha sendo testado em algumas cidades brasileiras antes dessa implementação mais ampla.

De acordo com a empresa, a medida visa reforçar a segurança ao adicionar mais uma etapa de verificação, além das informações de identificação que já constam no app, como o nome e a foto do motorista, a placa e o modelo do veículo.

Como ativar o U-Código no Uber?

Para os motoristas que desejam utilizar o U-Código, basta acessar a “Central de Segurança” no aplicativo, selecionar a opção “Verificação de U-Código” e ativá-la.

Já os passageiros que queiram adicionar o recurso de segurança ao seu perfil podem fazer isso indo em “Conta”, depois em “Configurações” e, em seguida, ativando “Use PIN para verificar viagens” em “Verifique sua Viagem”.

Outro diferencial do recurso é a possibilidade de utilizá-lo apenas durante o período noturno, entre 21h e 6h, o que pode oferecer mais segurança em horários considerados mais críticos. Para ativar essa configuração específica, o usuário só precisa habilitar o uso do U-Código no modo noturno na tela de configurações do aplicativo.

Com essa novidade, a Uber busca tornar a experiência de viagem mais tranquila, oferecendo aos usuários e motoristas uma opção extra de segurança que pode ser ajustada conforme a preferência de cada um.