Os usuários da Carteira do Google (tradução para Google Wallet) recebem a funcionalidade de Pix por aproximação. Isso permite que o usuário faça pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, sem precisar abrir o aplicativo bancário.

O recurso já está disponível para clientes do C6 Bank e PicPay, com previsão de chegada para usuários do Itaú ainda em novembro. Em breve, bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Neon também integrarão a função, ampliando o acesso ao pagamento por aproximação.

Passo a passo para ativar o Pix na “Carteira do Google”

  1. Abra a “Carteira do Google” — Inicie o aplicativo e toque na sua foto de perfil.
  2. Formas de pagamento — Em seguida, escolha a opção “Formas de pagamento”.
  3. Acesse a aba “Contas” — Localize a aba “Contas” para visualizar as contas vinculadas.
  4. Vincule sua conta bancária — Toque em “Vincular uma conta” e, na página que abrir, selecione o banco desejado. Como apenas C6 Bank e PicPay estão disponíveis inicialmente, você verá apenas essas opções.
  5. Após escolher a instituição, selecione “Continuar”. O aplicativo redirecionará você para o app do banco, onde é necessário autenticar e confirmar as informações para ativar o recurso.

Essa nova funcionalidade traz mais praticidade aos pagamentos, facilitando o dia a dia dos usuários que agora contam com uma experiência mais ágil e segura.

Quem pode usar o Pix por aproximação?

Embora o lançamento oficial para todos os brasileiros esteja marcado para fevereiro de 2025, alguns bancos já oferecem o Pix por aproximação antecipadamente.

Clientes de instituições como C6 Bank, PicPay e Itaú que utilizam o Google Pay já podem usar o novo recurso. No entanto, a implantação para correntistas e lojistas ocorre gradualmente, sendo que algumas máquinas de cartão receberão a opção nas próximas semanas.

O Banco do Brasil realizou testes limitados com o Pix por aproximação em outubro e deve expandir o recurso para todos os clientes ainda este mês, mas sem integração com carteiras digitais. Para clientes do Banco do Brasil, será necessário utilizar o aplicativo para confirmar o pagamento.

Além do Google Pay, o Banco Central negocia com a Apple e a Samsung para estender o Pix por aproximação para Apple Pay e Samsung Pay, ampliando as opções para os usuários dessas carteiras digitais.

Mudanças no Pix

O Banco Central implementou novas regras no Pix, desde o dia 1º de novembro, para aumentar a segurança. Agora, as transferências seguem rigorosas diretrizes.

Saiba aqui o que mudou.