A Meta, empresa responsável pelo Instagram, WhatsApp e Facebook, está desenvolvendo uma tecnologia para aproximar influenciadores de seus seguidores, criando versões virtuais de personalidades famosas em suas plataformas.
Chamado de Creator AI, o recurso permitirá criar réplicas digitais de influenciadores que responderão automaticamente às mensagens de fãs, imitando o estilo de comunicação dos criadores de conteúdo.
Uma primeira versão, voltada para interações em texto, começou a ser liberada nos Estados Unidos em julho. Já uma versão mais avançada, que simulará chamadas de vídeo com influenciadores, está prevista para ser lançada nos EUA no início de 2025.
A Meta apresenta essa novidade aos criadores como uma forma de ampliar a conexão com seus seguidores, descrita como uma “extensão do perfil do Instagram”. Essa é apenas uma das novas ferramentas que a empresa está desenvolvendo para aprimorar a interação de influenciadores com seus fãs. A Meta também está testando uma funcionalidade que dublará automaticamente áudios de vídeos do Reels para outros idiomas.
“O Meta AI simulará a voz do criador em outra língua e ajustará a sincronização labial para coincidir”, explicou a companhia.
Esses testes de tradução estão em andamento no Instagram e Facebook, com influenciadores que produzem conteúdo em espanhol e inglês nos Estados Unidos e América Latina. A Meta afirma que pretende expandir essa função para mais criadores e idiomas futuramente.
Como o Creator AI irá operar
O Creator AI é voltado para influenciadores e faz parte da plataforma AI Studio, onde também serão criados personagens de inteligência artificial que não representam pessoas reais.
O AI Studio utiliza o modelo Llama, a inteligência artificial da Meta, que já está disponível no WhatsApp, Instagram e Messenger. Essa IA enfrentou algumas críticas devido a erros em suas respostas.
Os personagens virtuais criados no AI Studio poderão ser desenvolvidos com base no conteúdo publicado pelos influenciadores nas redes da Meta, como legendas no Instagram e postagens no Threads. Os criadores terão a opção de escolher tópicos que suas versões em IA devem evitar.
“Com o AI Studio, influenciadores no Instagram poderão configurar uma IA que responde rapidamente a perguntas frequentes em mensagens diretas e comentários nos stories”, afirmou a empresa.
Com informações do Portal g1.