O assistente de inteligência artificial Gemini, desenvolvido pelo Google, agora está disponível como um aplicativo dedicado para iPhone. Anteriormente, o serviço só podia ser acessado pelo aplicativo do Google ou diretamente no navegador, com algumas restrições. Agora, os usuários podem baixar a versão completa diretamente na App Store.

A grande novidade é o Gemini Live, que oferece conversas em português brasileiro. Diferente dos assistentes tradicionais, que exigem comandos fixos e interrompem a interação após cada resposta, o Gemini permite diálogos mais fluídos, com maior naturalidade. O usuário também pode interromper a IA a qualquer momento, se necessário.

Como funciona o Gemini Live?

O aplicativo oferece ao usuário a possibilidade de escolher entre dez vozes diferentes para personalizar a experiência. As opções de uso são variadas, incluindo práticas como entrevistas simuladas, sugestões para turismo e debates sobre ideias criativas.

Além disso, o Gemini também pode ser uma ferramenta útil para estudos, criando guias passo a passo e até gerando questionários para facilitar o aprendizado.

Em outubro, o Gemini passou a oferecer suporte em português brasileiro também no app para Android. No mercado de assistentes virtuais, o ChatGPT da OpenAI já oferece conversas de voz em português, enquanto o Copilot da Microsoft, por enquanto, só está disponível em inglês.

Conexão com os serviços do Google

Além das interações por voz, o aplicativo Gemini oferece recursos típicos de assistentes baseados em IA, como a geração de imagens (utilizando o modelo Imagen 3) e respostas textuais para diversas perguntas.

Uma das grandes vantagens do Gemini é a integração com os serviços do Google, como YouTube, Maps, Gmail e Agenda. Graças às Extensões, o assistente pode acessar e utilizar informações desses produtos para oferecer respostas ainda mais personalizadas e úteis.