Na última semana, uma igreja em Lucerna, Suíça, viralizou ao substituir o padre por ‘JesusGPT’, uma Inteligência artificial que simula Jesus Cristo no confessionário.
A inteligência artifiial (IA) “Deus in Machina”, feito em colaboração com um laboratório da universidade local, permite que fiéis e visitantes se comuniquem com um avatar de Jesus, que responde em tempo real.
A ação é parte de um projeto de pesquisa com o tema de realidade imersiva. A iniciativa, que teve lançamento em agosto de 2024, tem como objetivo explorar as relações entre tecnologia e religião.
A igreja decidiu, portanto, utilizar a figura de Jesus por considerá-la a mais apropriada no contexto religioso.
Como funciona o confessionário com ‘Jesus Virtual’?
De acordo com a igreja, o programa teve seu sistema treinado com textos teológicos e escrituras sagradas.
Permitindo, assim que a IA de Jesus consiga responder questionamentos como religião, espiritualidade e fé.
Por fim, a igreja destacou de que o programa não se trata de uma confissão tradicional, e que os fiéis são incentivados a não compartilharem de suas informações pessoais.
A inteligência artificial esteve em funcionamento por dois meses
A inteligência artificial ficou disponível por dois meses, e recebeu a visita de mais de mil pessoas, incluindo turistas e religiosos de diversas crenças.
O jornal The Guardian realizou uma pesquisa com mais de 230 usuários, e revelou que dois terços das pessoas consideraram a interação com o avatar de Jesus uma “experiência espiritual”.
Entretanto, outros visitantes relataram que a interação com a inteligência artificial não substitui o contato humano. Além disso, eles afirmaram que as respostas de ‘JesusGPT’ eram, algumas vezes, “superficiais” e “repetitivas”.
Quais são as perguntas mais frequentes dos brasileiros no ChatGPT?
Inclusive, em setembro desse ano, a OpenAI, um estudo da Semrush revelou que o Brasil é o quarto maior mercado do ChatGPT, perdendo apenas para Estados Unidos, Índia e Indonésia.
Quando questionado sobre as principais perguntas feitas por brasileiros em 2024, o próprio ChatGPT compartilhou uma lista reveladora.
A maioria das perguntas aborda temas educacionais, como auxílio em redação, interpretação de textos e preparação para exames, além de tópicos como investimentos e viagens. Confira a lista aqui.