Após o anúncio do SearchGPT como seu mecanismo de busca, a OpenAI parece estar planejando uma nova investida para competir com gigantes como o Google, dono do Chrome.

A próxima aposta da empresa pode ser o lançamento de um navegador de internet próprio, que será integrado ao ChatGPT e a outras tecnologias de inteligência artificial (IA).

Segundo o site The Information, a empresa de Sam Altman está avaliando a viabilidade de criar um browser para disputar a liderança do mercado com o Google Chrome, atualmente o mais popular.

Contudo, o navegador da OpenAI não seria apenas mais um browser convencional, como o Chrome, mas um projeto desenvolvido com foco total na integração com IA.

Foto: MARCO BERTORELLO / AFP

A proposta é que, ao usar o navegador, os usuários não apenas naveguem na web, mas também possam realizar diversas outras tarefas assistidas pela IA. Em comparação, navegadores como o Chrome, Microsoft Edge e Opera já oferecem funcionalidades de IA, mas em sua maioria por meio de extensões ou recursos adicionais.

O diferencial da OpenAI seria construir uma plataforma totalmente moldada para a IA desde o início, criando uma experiência mais fluida e imediata com ferramentas de IA generativa.

Projeto da OpenAI em estudo

Apesar do entusiasmo com a ideia, o navegador da OpenAI ainda está em fase de estudo. O lançamento de um navegador não é uma tarefa simples e, caso a OpenAI decida seguir com a proposta, poderá demorar meses até que um produto público seja lançado.

No momento, tudo indica que a empresa está apenas avaliando a possibilidade. No entanto, o desenvolvimento de um browser próprio não seria uma surpresa, já que a OpenAI tem ampliado sua presença na web com iniciativas como o SearchGPT.

A companhia também está em conversas com a Samsung para integrar o ChatGPT ao Galaxy AI, o que reforça seus esforços em expandir sua atuação no mercado.

Embora um navegador com IA seja uma visão para o futuro, ele faz parte de uma estratégia mais ampla da OpenAI para ganhar mais espaço no ecossistema digital.