Com a Black Friday de 2024 chegando, é necessário ficar atento às dicas de compras para não se prejudicar. Por isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançou um novo Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday de 2024.
O objetivo do documento é fornecer orientações para que os consumidores evitem golpes e problemas durante o evento promocional, com dicas como a importância de pesquisar os preços com antecedência e desconfiar de descontos excessivamente baixos.
Reclamações sobre falsas promessas
A iniciativa surge após a Secretaria, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), registrar mais de 7 mil reclamações em suas plataformas de proteção ao consumidor durante a Black Friday de 2023, que envolviam falsas promessas de descontos e prejuízos para os consumidores.
Com o intuito de proteger os compradores, a Senacon elaborou uma série de recomendações para identificar promoções legítimas e evitar práticas abusivas no período de ofertas.
Confira 7 dicas para aproveitar a Black Friday 2024
O Guia de Defesa do Consumidor da Senacon traz sete dicas principais para garantir uma experiência de compra tranquila e sem surpresas. Veja:
- Planeje e pesquise os preços com antecedência;
- Verifique a reputação da loja;
- Desconfie de descontos muito grandes;
- Fique atento às condições de pagamento e ao valor do frete;
- Exija o seu direito ao arrependimento;
- Verifique as condições de garantia dos produtos;
- Denuncie práticas abusivas no portal Consumidor.gov.br ou nos Procons locais.
Para acessar o guia completo, basta visitar o site do Ministério da Justiça (gov.br/mj).
Como se proteger de fraudes virtuais?
Em tempos de compras online, as fraudes cibernéticas têm se tornado um grande risco. A Senacon também alerta para a importância de se proteger em relação a ataques de phishing, que tentam enganar os consumidores para que forneçam dados pessoais e bancários.
Algumas dicas incluem sempre verificar a URL do site, usar pagamentos seguros e evitar clicar em links de e-mails suspeitos.