Ícone do site Portal Norte

Black Friday 2024: confira 7 dicas para evitar fraudes

Black Friday 2024

Black Friday 2024 - Foto: New Africa / shutterstock.com

Com a Black Friday de 2024 chegando, é necessário ficar atento às dicas de compras para não se prejudicar. Por isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançou um novo Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday de 2024.

O objetivo do documento é fornecer orientações para que os consumidores evitem golpes e problemas durante o evento promocional, com dicas como a importância de pesquisar os preços com antecedência e desconfiar de descontos excessivamente baixos.

Reclamações sobre falsas promessas

A iniciativa surge após a Secretaria, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), registrar mais de 7 mil reclamações em suas plataformas de proteção ao consumidor durante a Black Friday de 2023, que envolviam falsas promessas de descontos e prejuízos para os consumidores.

Com o intuito de proteger os compradores, a Senacon elaborou uma série de recomendações para identificar promoções legítimas e evitar práticas abusivas no período de ofertas.

Confira 7 dicas para aproveitar a Black Friday 2024

O Guia de Defesa do Consumidor da Senacon traz sete dicas principais para garantir uma experiência de compra tranquila e sem surpresas. Veja:

  1. Planeje e pesquise os preços com antecedência;
  2. Verifique a reputação da loja;
  3. Desconfie de descontos muito grandes;
  4. Fique atento às condições de pagamento e ao valor do frete;
  5. Exija o seu direito ao arrependimento;
  6. Verifique as condições de garantia dos produtos;
  7. Denuncie práticas abusivas no portal Consumidor.gov.br ou nos Procons locais.

Para acessar o guia completo, basta visitar o site do Ministério da Justiça (gov.br/mj).

Como se proteger de fraudes virtuais?

Em tempos de compras online, as fraudes cibernéticas têm se tornado um grande risco. A Senacon também alerta para a importância de se proteger em relação a ataques de phishing, que tentam enganar os consumidores para que forneçam dados pessoais e bancários.

Algumas dicas incluem sempre verificar a URL do site, usar pagamentos seguros e evitar clicar em links de e-mails suspeitos.

Sair da versão mobile