O Banco Central (BC) informou, nesta terça-feira (26/11), um novo vazamento de dados relacionados ao sistema Pix. Este é o 12º incidente de vazamento registrado em 2024, segundo a autoridade monetária.
Os dados expostos incluem informações cadastrais como:
- Nome do usuário
- CPF
- Instituição financeira
- Agência e número da conta
Pronunciamento do Banco Central
Em nota oficial, o BC esclareceu que não houve divulgação de dados sensíveis, como senhas, informações sobre movimentações ou saldos financeiros de contas transacionais, e quaisquer outros dados sob sigilo bancário.
A instituição reforçou que as informações vazadas são de natureza cadastral e que, portanto, não permitem o acesso a contas ou a movimentações financeiras.
O Banco Central também informou que os clientes afetados receberam notificações exclusivas por meio do aplicativo ou da internet banking de suas instituições financeiras.
“Ao longo do processo, o Banco Central tomará todas as providências necessárias para apurar o incidente de forma detalhada, e as medidas sancionadoras previstas pela regulação vigente serão aplicadas”, destacou o BC.
Vazamentos do Pix neste ano
Este foi o 12º vazamento de dados do Pix confirmado pelo Banco Central. O mais recente vazamento de dados ocorreu na Caixa Econômica Federal e afetou 644 chaves Pix. O incidente ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro.
No total, o Banco Central estima que cerca de 261.376 chaves Pix tiveram dados vazados ao longo de 2024.
Resposta da Cronos
A Cronos Instituição de Pagamento informou que um único correntista realizou as consultas às Chaves Pix durante um período de alguns dias, devido a uma falha pontual de monitoramento.
A empresa esclareceu que o correntista responsável foi notificado e teve sua conta encerrada. A Cronos destacou que, devido aos protocolos de segurança adotados, o cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou qualquer outra informação confidencial.
Além disso, a instituição assegurou que, visando sempre a segurança de seus clientes e parceiros, já implementou melhorias em seus processos de monitoramento e restrições nas consultas. A Cronos também informou que os titulares das chaves Pix envolvidas estão sendo devidamente comunicados sobre o incidente.