A chegada do Natal é marcada por vitrines mais chamativas e o famoso Papai Noel em shoppings. As tradições natalinas são universais, e uma delas é, sem dúvida, a presença constante dos comerciais de Natal da Coca-Cola. No entanto, a marca vem sendo alvo de críticas pelo uso de IA no comercial deste ano.
A marca, conhecida por suas campanhas emocionantes com ursos polares, renas e muita neve, sempre soube criar uma atmosfera mágica para a data. No entanto, a campanha deste ano está gerando mais críticas do que aplausos.
Neste ano, a novidade veio com o uso da Inteligência Artificial (IA) generativa para recriar os comerciais. A Coca-Cola fez parcerias com três estúdios especializados em IA – Secret Level, Silverside AI e Wild Card – para desenvolver os vídeos.
Veja a propaganda:
Embora o resultado tenha sido bem recebido por alguns, muitos não gostaram dessa inovação. Nas redes sociais, consumidores afirmaram que o uso da IA “estragou o espírito natalino” e criticaram a falta de um toque humano na campanha.
Alguns profissionais da área, como o animador Alex Hirsch, criador de Gravity Falls, também se manifestaram negativamente. Em sua conta no X (antigo Twitter), Hirsch ironizou, dizendo que o vermelho da marca agora simbolizava o “sangue de artistas desempregados”.
Posicionamento da Coca-Cola sobre comercial com IA
Apesar das críticas, a Coca-Cola está firme em sua decisão e não pretende retirar os comerciais do ar. Em um comunicado ao The New York Times, a empresa afirmou que a combinação entre a criatividade humana e a tecnologia sempre fez parte da sua história e que a IA foi usada como uma ferramenta para enriquecer a narrativa da campanha deste ano.
“A Coca-Cola Company celebra uma longa tradição de capturar a magia das festas de fim de ano através de filmes, eventos e ativações de varejo”, declarou a marca, destacando que a colaboração entre contadores de histórias humanos e IA gerativa reflete sua dedicação à inovação criativa.
Assim, enquanto parte do público questiona o impacto da tecnologia na publicidade, a Coca-Cola continua a investir na interseção entre criatividade e inovação.
Com informações do The News York Times.