A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, a partir desta segunda-feira (2), todos os 5.570 municípios do Brasil estão aptos a receber a tecnologia 5G standalone, a mais avançada geração de internet móvel.
Esse marco representa um avanço significativo na infraestrutura digital do país, abrindo caminho para maior conectividade tanto em áreas urbanas quanto rurais.
O que significa a liberação do 5G para o Brasil
A tecnologia 5G standalone promete revolucionar diversos setores, como indústria, comércio, agricultura e saúde, ao oferecer alta velocidade de conexão e baixa latência.
A conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz, necessária para operar o 5G de alta performance, foi realizada com 14 meses de antecedência em relação ao cronograma original, segundo a Anatel e a Entidade Administradora da Faixa (EAF).
Essa faixa de frequência foi limpa como parte das exigências do edital do Leilão do 5G, realizado em 2021. A operação incluiu ações para mitigar interferências, liberar estações satelitais e migrar o sinal de TV parabólica tradicional (TVRO) para a nova parabólica digital.
Expansão depende do planejamento das operadoras
Embora todas as cidades brasileiras estejam aptas a receber o 5G, a Anatel destacou que a instalação das redes depende do planejamento de cada operadora. A liberação da faixa de 3,5 GHz nos últimos 190 municípios foi concluída no domingo (1º), mas a ativação das antenas ocorrerá de forma gradativa.
Atualmente, 770 cidades já contam com o 5G funcionando, atendendo 35 milhões de pessoas com velocidades médias acima de 300 Mbps.
Instalação gratuita de parabólicas digitais continua
Como parte das ações do projeto, a EAF, por meio da iniciativa Siga Antenado, está instalando kits gratuitos com a nova parabólica digital para famílias inscritas no CadÚnico que dependem da parabólica tradicional para acesso à TV aberta.
Até agora, mais de 4,3 milhões de kits foram distribuídos em todo o país. Para verificar a elegibilidade, os interessados podem acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para o número 0800-729-2404.
A Anatel disponibiliza uma ferramenta online que permite consultar as cidades com a faixa de 3,5 GHz já liberada, os bairros e o número de estações licenciadas para o 5G standalone. Também é possível verificar a lista de dispositivos móveis compatíveis com a tecnologia.