Nos últimos dias, circulou nas redes sociais a informação de que o WhatsApp passaria a notificar os usuários sempre que alguém tirasse um print de uma conversa.
Segundo os rumores, um terceiro tique azul surgiria no canto inferior direito da mensagem após a captura de tela.
Contudo, essa informação é falsa e não há nenhum comunicado oficial da plataforma sobre a criação desse recurso.
Os boatos sobre o suposto alerta de prints começaram a ganhar força no final de 2021 e têm sido reciclados desde então. Apesar disso, o WhatsApp nunca demonstrou interesse em implementar uma ferramenta desse tipo.
Atualmente, o aplicativo utiliza dois tiques azuis para indicar que a mensagem foi lida, enquanto os tiques cinzas indicam envio e recebimento. Não há qualquer vínculo entre os indicadores e a captura de tela.
Como o WhatsApp funciona atualmente
- Um tracinho cinza indica que a mensagem foi enviada;
- Dois tracinhos cinzas confirmam o recebimento;
- Dois tracinhos azuis indicam que o conteúdo foi lido.
WhatsApp deixa tirar print?
É importante destacar que, embora o WhatsApp não notifique sobre capturas de tela em conversas ou estados, ele possui medidas de segurança para proteger conteúdos mais sensíveis.
O WhatsApp ainda permite fazer prints da maioria das conversas sem restrições. As únicas exceções ocorrem em mensagens configuradas para “visualização única” e na tentativa de capturar a foto de perfil de outro usuário. Nessas situações, a tela aparece escurecida, como uma medida para reforçar a privacidade.
A última grande atualização divulgada pela plataforma aconteceu no dia 12, quando o aplicativo anunciou melhorias nas chamadas de vídeo. Entre as novidades, estão uma resolução mais alta, novos filtros e efeitos visuais, além da possibilidade de realizar videochamadas diretamente pelo computador.
Com informações do Portal Terra.