A Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, anunciou nesta terça-feira (7) o fim do seu programa de verificação de fatos e a implementação de um novo sistema de moderação de conteúdo: as chamadas “Notas da Comunidade”.

A mudança foi comunicada diretamente por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, por meio de um vídeo publicado no Instagram.

Em seu vídeo, Zuckerberg explicou que a empresa passará a priorizar a adoção de filtros para lidar com violações de alta gravidade e questões legais. Para situações de menor impacto, a Meta passará a depender de denúncias dos próprios usuários antes de tomar qualquer medida.

“Nosso foco agora será em aplicar filtros para combater violações graves e legais. Para os casos de menor relevância, dependeremos das denúncias dos usuários para decidir sobre as ações”, afirmou o CEO da Meta.

Confira o vídeo onde Mark Zuckerberg anuncia as mudanças:

Ainda não foi esclarecido se a mudança será implementada globalmente ou se começará apenas nos Estados Unidos.

Checagem de notícias da Meta será substituída por sistema inspirado no X

O novo sistema de moderação de conteúdo da Meta é inspirado no modelo adotado pelo X, rede social de Elon Musk.

No X, a moderação é feita pelos próprios usuários, que podem adicionar notas explicativas às postagens. O objetivo é fornecer contexto adicional sobre conteúdos potencialmente enganadores ou controversos.

Zuckerberg destacou a importância de retomar uma abordagem mais centrada na liberdade de expressão.

“Estamos substituindo os verificadores de fatos pelas Notas da Comunidade, simplificando nossas políticas e buscando reduzir erros. Estou empolgado para começar essa nova fase”, declarou o bilionário.

Com informações da Fox News e NBC.