Em 2025, os entusiastas da astronomia terão um evento celestial único: o alinhamento de planetas do Sistema Solar. O primeiro grande alinhamento planetário de 2025 acontecerá em 21 de janeiro. Quer saber onde vai ser possível assistir ao alinhamento? Confira mais abaixo.
Marcado para 21 de janeiro, o primeiro alinhamento é com Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno formando uma linha no céu.
A boa notícia é que, de qualquer lugar do mundo, se você estiver em um local com céu limpo e sem poluição luminosa, poderá ver Marte, Júpiter, Vênus e Saturno a olho nu. Urano e Netuno, porém, serão visíveis apenas com a ajuda de um telescópio ou binóculos poderosos.
Quando vai ser o alinhamento de sete planetas?
Previsto para ocorrer no dia 28 de fevereiro, esse fenômeno proporcionará uma rara oportunidade de observar Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte no céu ao mesmo tempo. A ocorrência de um alinhamento planetário tão grande será novamente impossível de ver até 2492, o que torna este evento ainda mais especial.
Embora seja comum ver alguns planetas alinhados em certas épocas, o alinhamento de sete planetas é um fenômeno raro. Esse alinhamento ocorre devido à posição dos planetas ao longo da eclíptica, uma linha imaginária que define o plano das órbitas ao redor do Sol.
Alinhamentos planetários podem envolver de três a oito planetas, sendo que os alinhamentos com cinco ou seis planetas são os mais comuns. O evento de 28 de fevereiro de 2025 será uma oportunidade excepcional para ver sete planetas visíveis.
Como observar o alinhamento de planetas?
Para o alinhamento de janeiro, basta olhar para o céu após o pôr do sol. Vênus e Saturno estarão visíveis no Sudoeste, enquanto Júpiter ficará no alto do céu e Marte aparecerá no Leste. Urano e Netuno também estarão presentes, mas você precisará de um telescópio para observá-los claramente.
Para o alinhamento de 28 de fevereiro, você poderá ver cinco planetas a olho nu (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte). Urano e Netuno, ainda que presentes, só serão visíveis com a ajuda de binóculos.
Existem vários recursos online que ajudam a mapear o céu e a localizar os planetas. Sites como Time and Date e Stellarium oferecem ferramentas interativas para visualizar os horários de visibilidade dos planetas de acordo com a sua localização.
Esses sites também ajudam a identificar planetas e constelações, sendo úteis para quem quer aproveitar ao máximo o alinhamento planetário.
Dicas para uma boa observação:
- Evite áreas com poluição luminosa, como grandes cidades.
- Use aplicativos de astronomia, como o Sky Tonight, para guiar você com precisão ao longo do céu e para distinguir planetas de estrelas.
- Certifique-se de que o céu esteja limpo e claro, sem nuvens ou obstáculos.
*Com informações do Exame.