Milhares de candidatos de todos os estados brasileiros dão um passo firme rumo a uma nova ou primeira boa carreira em concurso público realizado domingo, dia 12.
Foi um dia inteiro de prova objetiva e discursiva que selecionará 110 candidatos aos cargos de praça e oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Todas essas etapas do concurso aconteceu exclusivamente em Palmas, capital tocantinense.
Com isso, diversas instituições de ensino públicas e privadas abriram as portas para a realização da prova.
Concurso
Ao todo, 7.978 pessoas se inscreveram, segundo dados do Centro Brasileiro de Pesquisas para Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (CEBRASPE) e CBMTO.
Para o comandante-geral Carlos Eduardo Farias, do Corpo de Bombeiros Militar, “o certame confirma a importância da continuidade dos concursos para o crescimento institucional da corporação”.
Provas
São 10 vagas para candidatas oficiais, sendo uma delas feminina, e eles fizeram a prova logo pela manhã.
As provas começam às 8h e terminam às 12h.
Gustavo Nepomuceno, engenheiro civil de Palmas, está concorrendo pela segunda vez à vaga.
No ano passado, ele competiu, mas não teve sucesso. Agora, ele sai da prova com mais otimismo.
“A prova estava difícil, principalmente nas duas disciplinas mais exigentes, química e física. Mas no geral, em comparação com a última vez em 2022, estava mais fácil. Vai dar para tirar uma boa pontuação”, disse Gustavo.
Da cidade de Bom Jesus da Selva, no Maranhão, veio Matheus Moraes, de 18 anos. Para realizar a prova, ele chegou na capital tocantinense na sexta.
Ele contou que se preparou bem para a prova que atraiu 6.572 candidatos.
“Estou numa boa expectativa, pois me preparei para estar assumindo uma função bacana de bombeiro militar aqui no Tocantins. Estudo muito e vim de longe para essa prova”, disse ele, ladeado pelos tocantinenses de Gurupi, Mateus Máximo e Lucas Menezes.
RELACIONADAS
+ Concursos Públicos na Região Norte oferecem 6.381 vagas; confira
O major Rafael Cruvinel, um dos integrantes da Comissão de Concurso do CBMTO, passou o dia acompanhando os locais de provas e afirmou que tudo ocorreu dentro da normalidade.
“Não tivemos nenhum problema com candidatos, apenas situações corriqueiras como os atrasos para a chegada ao portão no horário correto, falta de um ou outro documento ou candidatos em locais errados”, pontuou Cruvinel.