A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) fez um novo pedido ao governo federal para a realização de um concurso público. Caso aprovado, vai disponibilizar 200 vagas de nível superior.
O superintendente da Suframa, João Bosco Saraiva, encaminhou o documento ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A solicitação afirma que a Procuradoria Federal já se manifestou favorável à viabilidade jurídica do pedido.
O edital de abertura, caso aprovado, deverá ser publicado em dezembro deste ano. Já as provas objetivas e discursivas, devem ser aplicadas em março de 2025. O calendário prevê a divulgação dos resultados em abril.
O último edital do concurso da Superintendência da Zona Franca de Manaus foi lançado em 2013, sob organização do Cespe.
Na época, a publicação ofertava 241 vagas, sendo 37 para cargos de nível médio e 204 para cargos de nível superior.
Preenchimento de vagas
Segundo o documento, a Suframa tem enfrentado desafios significativos para garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais que prestam à região.
Até 2027, há previsão de que aproximadamente 85 servidores estejam em condições de se aposentar. Além disso, de acordo com a solicitação prévia, de outubro de 2023, são 104 vagas disponíveis, das 569 existentes.
As 200 vagas de nível superior, segundo a primeira solicitação, destinam-se aos cargos de Administrador (10), Assistente Social (1), Auditor (1), Contador (10), Economista (21), Médico (1), Psicólogo (1), Analista Técnico-Administrativo (139), Analista em Tecnologia da Informação (15) e Arquivista (1).