O Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou uma versão atualizada do Guia Brasileiro de Ocupações com as médias salariais de 2.609 profissões.
Disponível online desde a última quinta-feira (6), a publicação oferece informações detalhadas sobre as atividades realizadas em cada ocupação. Além disso, descreve habilidades, conhecimentos, ferramentas e atitudes necessárias.
O Guia Brasileiro de Ocupações apresenta dados sobre desligamentos e admissões em 2023 e indica os estados com maior oferta de empregos para cada profissão.
As informações são úteis para trabalhadores que buscam redirecionar carreiras, estudantes que planejam ingressar no ensino superior, além de empregadores, profissionais de recursos humanos, jornalistas e pesquisadores. Para acessar o documento, clique aqui.
Novas profissões
A nova edição do guia inclui 19 novas profissões e atualiza 424 para refletir as mudanças tecnológicas no mercado. Entre as novas ocupações estão práticas integrativas como:
- Terapeuta reiki;
- Instrutor de ioga;
- Instrutor de meditação;
- Facilitador de biodança; e
- Facilitador de grupos de movimento.
Três novas profissões relacionadas ao cuidado infantil foram adicionadas:
- Condutor escolar terrestre;
- Lactarista (responsável pela nutrição de bebês em creches e hospitais); e
- Brinquedista (organizador e responsável por brinquedotecas).
O guia também lista três novas ocupações voltadas ao cuidado com animais:
- Condutor de cães domésticos (para serviços de passeio);
- Monitor de animais domésticos (realiza higiene e tosagem, além de procedimentos de enfermagem veterinária); e
- Instrutor de mobilidade com cães-guia (facilita a interação entre pessoas com deficiência visual e seus cães-guia).
Outras inclusões são o biólogo em meio ambiente e diversidade, o biólogo em saúde e o ergonomista, que busca promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.
As 19 novas ocupações também incluem o hidrojatista, que opera equipamentos de limpeza com jatos de água sob alta pressão, e o ufólogo, que investiga fenômenos celestes.
As últimas três profissões adicionadas são analista de sucesso do cliente, analista de experiência do cliente e confeccionador de perucas.
*Com informações da Agência Brasil