O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado (CNU), Alexandre Retamal, assegurou que ninguém violou nem vazou as provas do concurso. Os exames, que foram distribuídos aos estados em maio e recolhidos após o adiamento, estão seguros.

O CNU, conhecido como “Enem dos Concursos”, estava inicialmente previsto para 5 de maio, mas foi adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul que afetaram muitos candidatos.

“A gente reuniu todas as provas, depois que precisamos adiar, em um local seguro. A gente vistoriou todos os 18.557 malotes, um a um, para ter certeza de que todos permaneciam lacrados”, garantiu.

O processo de verificação contou com a colaboração da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), dos Correios e da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame.

Além disso, Retamal mencionou que o local de armazenamento das provas é monitorado continuamente e que são realizadas visitas inesperadas por agentes da Abin para assegurar a integridade do material.

Dia da prova do CNU

As provas do CNU ocorrerão em 228 cidades das 27 unidades da federação, no dia 18 de agosto.

Além disso, os candidatos também poderão levar celulares e outros dispositivos eletrônicos. No entanto, devem desligá-los e armazená-los em envelopes seguros fornecidos pelos fiscais durante a prova.

Os cadernos de provas em PDF serão disponibilizados após às 20h do mesmo dia. Já o cartão-resposta será acessível a partir de 8 de setembro.

Cartão de confirmação

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível no site da Fundação Cesgranrio a partir de 7 de agosto. É essencial que todos os candidatos verifiquem possíveis alterações nos locais de prova.

Para acessar o cartão, o candidato deve utilizar o login e senha do portal Gov. Embora não seja obrigatório, o MGI sugere que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova remarcada.

Horários do CNU

Pela manhã, os portões dos locais de prova do CNU abrirão às 7h30 (horário de Brasília). Nesse sentido, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas e uma questão dissertativa de conhecimentos específicos.

Por outro lado, os candidatos do bloco de nível médio (bloco 8) farão 20 questões objetivas e uma redação.

No período da tarde, com abertura dos portões às 13h (horário de Brasília), os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos.

Enquanto isso, os candidatos do bloco de nível médio terão mais 40 questões objetivas.

Candidatos poderão anotar respostas das provas

Os candidatos que participarem das provas do concurso receberão duas folhas para registrar as respostas marcadas nos cartões de resposta: uma pela manhã e outra à tarde.

Os participantes que permanecerem até os últimos 30 minutos de cada turno poderão usar as folhas apenas para anotações.

Além disso, o candidato deverá guardar as anotações do primeiro turno no envelope fornecido para itens pessoais, como celulares e chaves, e não leve esse envelope para a sala durante o turno da tarde.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

*Com informações do Metrópoles