Com a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) se aproximando, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aconselha os candidatos a chegarem cedo aos locais de prova para evitar desclassificação por atraso.
O concurso tem mais de 2,1 milhões de inscritos que disputam 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
As provas ocorrerão no domingo (18), em duas sessões: pela manhã e à tarde. Os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30 para o período da manhã, e das 13h às 14h para a tarde, sempre no horário de Brasília. As provas começarão às 9h e às 14h, respectivamente.
Os candidatos devem apresentar um documento de identidade original e o cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da Fundação Cesgranrio desde o dia 7. Não serão aceitas cópias ou fotos de tela.
De acordo com informações, o MGI selecionou as cidades com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A distribuição regional é a seguinte:
- Norte: 40 cidades;
- Nordeste: 61 cidades;
- Centro-Oeste: 30 cidades;
- Sudeste: 70 cidades; e
- Sul: 27 cidades.
Orientações para o CNU
Cartão de Confirmação e documento de identidade
Na entrada do local de prova, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição no concurso unificado e um documento de identidade original com foto, conforme especificado no edital. Cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas em nenhuma circunstância.
Para documentos digitais, o candidato deve acessar o aplicativo no momento da identificação, que ocorrerá na entrada da sala. É essencial que o interessado tenha o aplicativo baixado e funcional no celular antes do dia da prova.
Caneta preta transparente
Os candidatos devem levar caneta preta e transparente para a prova. Canetas não serão fornecidas no local, e a comunicação entre candidatos durante a prova não será permitida. Recomenda-se levar mais de uma caneta reserva.
Roupas e acessórios
O candidato deve usar roupas e sapatos confortáveis, pois o governo aplicará a prova em dois turnos e o concurseiro permanecerá sentado por longos períodos. Não é permitido o uso de relógios, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares.
Envelopes porta-objetos
A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para guardar materiais e o celular, que deve permanecer desligado durante a prova.
O interessado deve lacrar e identificar os envelopes antes de se dirigir à carteira e colocá-los sob a carteira. Só será permitido abrir os envelopes após a conclusão da prova e fora do local de exame.
Alimentação
Alimentos e água são permitidos durante a prova. As embalagens devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Eletrônicos
O uso ou porte de qualquer aparelho eletrônico durante o processo seletivo resultará na eliminação do candidato. São considerados itens proibidos:
- Agendas eletrônicas;
- Gravadores;
- Pendrives;
- Mp3 players;
- Fones de ouvido;
- Chaves com alarme;
- Relógios;
- Celulares; e
- Microcomputadores portáteis.
Além disso, é proibido o uso dos seguintes itens:
- Calculadoras;
- Livros;
- Códigos;
- Manuais;
- Apostilas;
- Impressos; ou
- Anotações.
Caderno de provas
Os candidatos não poderão levar o caderno de provas. O governo disponibilizá uma folha para anotações das respostas.
Tempo de permanência em sala
O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas por turno. Caso termine antes, utilize o tempo para revisar suas respostas. Saídas antecipadas resultarão na eliminação do concurso.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.
*Com informações do MGI