Após a aplicação da prova no último domingo (18) e com mais de 2,1 milhões de inscritos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicará o gabarito preliminar oficial das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) na terça-feira (20).

Nos dias 20 e 21 de agosto, os interessados terão a oportunidade de interpor recursos, se discordarem da correção de alguma questão.

Posteriormente, a pasta divulgará o cartão-resposta no dia 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas, após a análise dos recursos, em 8 de outubro.

A nota preliminar da prova discursiva do CNU será publicada no mesmo dia. Os candidatos poderão solicitar revisão das questões discursivas em 8 e 9 de outubro, com a nota final prevista para 17 de outubro.

Envio de títulos e avaliação

O governo convocará os selecionados para enviar os títulos também no dia 8 de outubro; no entanto, eles deverão enviar os documentos entre 9 e 10 de outubro.

Ademais, o resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado em 4 de novembro. Após isso, haverá a possibilidade de interposição de recursos entre 4 e 5 de novembro. A nota final da revisão será conhecida em 19 de novembro.

Verificação de condição para vagas reservadas

Candidatos autodeclarados negros e indígenas, que disputam vagas reservadas, terão um cronograma específico para verificação da condição. Nesse sentido, a convocação para o processo será em 17 de outubro, com a realização das avaliações programadas entre 2 e 3 de novembro.

Por outro lado, candidatos com deficiência, que também têm vagas reservadas, deverão passar por perícia médica e avaliação psicossocial durante o período de 17 a 25 de outubro.

Resultados finais e recursos

O MGI divulgará os resultados preliminares da verificação de autodeclaração para candidatos negros e indígenas, assim como os resultados preliminares da avaliação psicossocial para candidatos com deficiência, em 13 de novembro.

O candidato poderá interpor recursos em 13 e 14 de novembro, com a nota final publicada em 21 de novembro.

Sobre o CNU

No último domingo (18), o governo realizou o CNU em 228 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Ao todo, 2,1 milhões de candidatos disputam 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.

Além das vagas oferecidas, haverá um cadastro de reserva com mais de 13 mil candidatos classificados, que poderão ser convocados conforme a necessidade. Os salários iniciais para os cargos aprovados variam entre R$ 4.407,90 e R$ 22.900.

Cronograma do CNU

  • 18 de agosto: Divulgação dos cadernos de provas em PDFs (após às 20h);
  • 20 de agosto: Divulgação do gabarito preliminar oficial da prova objetiva;
  • 20 e 21 de agosto: Prazo para entrar com recurso para questões das provas e/ou para gabaritos divulgados;
  • 10 de setembro: Divulgação do cartão-resposta;
  • 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar discursiva;
  • 21 de novembro: Divulgação do resultado final;
  • Janeiro de 2025: Início da convocação para posse e eventuais cursos de formação.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.