O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na segunda-feira (20) a relação de candidatos por vagas ofertadas no Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas ocorreram no último domingo (18).

O cargo mais concorrido foi o de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, na especialidade de Engenharia Civil, que recebeu uma média de 28.534 candidatos por vaga.

Número de candidatos por vaga do CNU

O concurso foi dividido em oito blocos, cada um correspondente a diferentes áreas e níveis de ensino. A seguir, veja a distribuição de candidatos por vaga para cada grupo:

  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 1.003,68
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 339,7
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 294
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 242,9
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 197,5
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 188,8
  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 161,6
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação: 132,3

Candidatos que não preencheram cartão de resposta serão eliminados

O MGI informou, na noite de segunda-feira (19), que candidatos que não preencheram todas as informações exigidas no cartão de respostas do concurso serão desclassificados.

No entanto, a decisão diverge da declaração dada pela ministra Esther Dweck em coletiva no domingo (18), quando afirmou que a ausência do número do gabarito não resultaria em eliminação e que a Cesgranrio faria um grande esforço para identificar o gabarito correto dos candidatos.

No cartão de resposta do CNU, além de assinatura e impressão digital, era obrigatório indicar o caderno de prova e o tipo de gabarito recebido. A prova contava com três gabaritos diferentes, que variavam a ordem das questões.

Abstenção de 54,12%

Cerca de 970.037 candidatos participaram do CNU no último domingo (18), de acordo com dados finais divulgados na segunda-feira (19) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O concurso contou com 2,1 milhões de inscritos. A taxa de abstenção foi de 54,12%. Entre os inscritos nas cotas para pessoas com deficiência (PCD), a abstenção foi menor, com 39,28%.

Por outro lado, o Distrito Federal registrou a menor taxa de abstenção do país, com 195.687 candidatos inscritos. Em contraste, o Ceará apresentou a maior porcentagem de ausentes.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.