Ícone do site Portal Norte

CNU divulga resultado da prova de títulos; veja como consultar

CNU

O CNU disponibilizará 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato - Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena

O Ministério da Gestão divulgou nesta segunda-feira (4) os resultados preliminares da prova de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “Enem dos concursos”.

A prova de títulos é uma etapa do CNU para alguns cargos específicos, em que a experiência profissional e titulação acadêmica — como pós-graduação, mestrado e doutorado — contribuem para a composição da nota final dos candidatos.

Como ver a nota do CNU?

  1. Acesse o site oficial do CNU, onde você realizou sua inscrição.
  2. Faça login inserindo seus dados de acesso.
  3. Você poderá visualizar seu desempenho completo, incluindo as provas objetivas, discursivas e a redação.

Nesse mesmo espaço, os participantes que desejarem têm até terça-feira (5) para recorrer dos resultados.

Os candidatos podem recorrer caso a banca não reconheça algum título apresentado, mesmo que este esteja dentro dos requisitos do edital, segundo a professora Aline Menezes, do Gran Concursos.

A prova de títulos tem caráter classificatório, o que significa que a pontuação nessa fase pode influenciar a classificação dos candidatos, mas não é eliminatória. A nota máxima é de 10 pontos, mesmo que os títulos apresentados somem um valor superior a esse limite.

Quando sai o resultado final do CNU?

No dia 17 de outubro, candidatos que concorrem às vagas reservadas (para pessoas negras, indígenas e com deficiência) começaram os processos de verificação. Os resultados preliminares dessa etapa serão divulgados em 13 de novembro, com possibilidade de recurso até o dia 14.

A lista final de aprovados do Concurso Nacional Unificado está prevista para ser publicada em 21 de novembro. Em janeiro de 2025, os candidatos convocados iniciarão o processo de posse ou, se for o caso, o curso de formação para o cargo.

Serão aprovados os candidatos com as notas mais altas, dentro do número de vagas disponíveis para cada cargo, incluindo as reservas para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

A nota final será formada pela soma das pontuações da prova objetiva, prova escrita e, quando aplicável, da avaliação de títulos, de acordo com os pesos especificados para cada carreira nos editais.

A classificação final também leva em conta as preferências indicadas pelos candidatos entre as carreiras e especialidades no momento da inscrição. Assim, se o candidato for aprovado em sua segunda opção de cargo, ele permanecerá na lista de espera para sua primeira preferência, mas será eliminado da concorrência para as opções com menor prioridade.

Sair da versão mobile