A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-Acre) aplicou as provas do concurso público no último domingo (1º). No entanto, contratempos marcaram a aplicação na Escola Djalma Teles, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.
Candidatos ao cargo de professor de educação física enfrentaram a falta de cadeiras, o que gerou confusão no local.
A situação foi tão intensa que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu a coordenadora da SEE responsável pela aplicação das provas na escola.
Por fim, em outro momento, um vídeo mostrou uma representante da SEE que cancelou as provas e dispensou os candidatos, prejudicando os inscritos para as vagas de professor de educação física e biologia.
Governo do Acre se pronuncia
O governo do Acre anunciou, em nota divulgada no final da tarde do mesmo domingo, que realizará uma nova prova no dia 15 de dezembro de 2024 para garantir a isonomia e os direitos dos candidatos.
Além disso, a banca enviará os detalhes sobre o novo local e horário por e-mail e também os disponibilizará no site oficial do concurso.
Confira a nota na íntegra:
“O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead), informa que o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, responsável pela execução do concurso público, está investigando a razão que levou à intercorrência registrada na Escola Djalma Teles Galdino, no período da tarde deste domingo, 1º de dezembro de 2024, durante a aplicação da prova. Ressaltamos que se trata de um fato isolado e que o Instituto está conduzindo uma avaliação detalhada para apurar os acontecimentos e prestar as informações necessárias com a máxima transparência. Para garantir a isonomia e o direito de todos os candidatos que estavam exclusivamente alocados na referida escola no período vespertino, será realizada uma nova prova no dia 15 de dezembro de 2024. Os detalhes sobre local e horário serão enviados por e-mail e publicados em edital no site oficial do certame. O Governo do Acre reafirma seu compromisso com a transparência e a condução ética do referido concurso.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura
Paulo Roberto Correia da Silva
Secretário de Estado de Administração”