O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) recomendou a suspensão do Concurso Público da Prefeitura de Cacoal, após receber denúncias de irregularidades na aplicação das provas realizadas em 17 de novembro de 2024.
Entre as falhas apontadas estão a ausência de fiscalização adequada, permissão para candidatos portarem aparelhos eletrônicos durante as provas e a não utilização de detectores de metal.
Vale lembrar que um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante por tentativa de fraude neste mesmo concurso público.
Recomendações e próximos passos
A recomendação conjunta, expedida em 2 de dezembro, foi direcionada à Prefeitura de Cacoal, à comissão organizadora e ao Instituto Consulplan, responsável pela execução do concurso.
No dia 4 de dezembro, após reunião com as partes envolvidas, foi definido um prazo até a última segunda-feira (9) para apresentação de esclarecimentos e providências.
A Prefeitura e o Instituto Consulplan acataram parcialmente a recomendação e se comprometeram a ajustar o cronograma do concurso.
Além disso, as promotorias abriram um formulário público, disponível de 10 a 19 de dezembro, para que candidatos possam relatar eventuais falhas vivenciadas durante as provas.
O MPRO reforça a importância da participação dos candidatos para a apuração dos fatos e adoção de medidas cabíveis, mesmo após a recomendação de suspensão.