Um documentário intitulado ‘Identidade Amazônida’ está sendo produzido e dirigido pelo fotógrafo e produtor audiovisual Caio de Biasi.

Biasi pretende destacar a diversidade e referências culturais dos povos que vivem na região. Além do documentário, uma exposição fotográfica está sendo preparada, com o mesmo propósito de apresentar e enaltecer a cultura.

Os projetos contam com a parceria do Instituto Amazônia Equatorial (AME), responsável pela direção executiva e divulgação em sua plataforma. O  instituto possui vasta experiência em apoio e captação de patrocínios para projetos culturais na região.

___________________________________

RELACIONADAS

Em Manaus, Teatro Amazonas receberá em novembro 10º Encontro de Tenores do Brasil

+  AADC lança processos seletivos para Liceu Claudio Santoro e Corpos Artísticos do Estado, em Manaus

Com espetáculo inédito, Corpo de Dança do Amazonas abre festival em Joinville (SC)

___________________________________

Caio de Biasi explica que o piloto do documentário já está sendo produzido e agora a ideia é buscar patrocínio para dar continuidade. Quem quiser conhecer  mais sobre o projeto e apoiar a iniciativa pode entrar em contato através do e-mail [email protected] e pelo instagram @debiasiaudiovisual.

De acordo com Caio de Biasi, o projeto é um sonho antigo que ele tem, de poder apresentar para o grande público do país a riqueza e a diversidade da região.

“Temos uma cultura muito variada, que precisa ser vista e esse projeto tem exatamente essa proposta”, destacou.

Biasi ainda ressalta que a intenção é mostrar, através do olhar fotográfico e cinematográfico, as múltiplas culturas que formam a chamada identidade do povo do Amazonas e amazônida.

“Queremos mostrar as tradições, culinária, crenças, música, dança, linguagem, tudo que forma a nossa população”, enumerou.

Durante a produção do documentário, estão sendo entrevistados professores, historiadores e estudiosos da cultura amazônica, pessoas ligadas à culinária, músicos, dançarinos, artistas plásticos, além de pessoas que são referência em suas comunidades.

Já foram entrevistados para o projeto personagens importantes do estado e da região, como os músicos Marcelo Nakamura, Júnior Rodrigues e Zeca Torres Torrinho, o artista plástico Rui Machado e o documentarista Heraldo Daniel.

 

Paulista, Caio de Biasi mora em Manaus há 35 anos. É autodidata em artes gráficas, fotografia e audiovisuais. Ele busca a essência da fotografia, com o registro de um olhar verdadeiramente humano. Caio venceu o Amazonas Film Festival de 2010 com o documentário ‘O Rock que o Brasil não Viu’, no qual mostra a trajetória de bandas de rock amazonenses do anos 90.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

EXCLUSIVO: telefonemas anônimos, divórcio e medo; viúva narra últimos dias do sargento Lucas Guimarães antes de ser morto na cafeteria, em Manaus

 

Inscrições para o concurso público da Manausprev estão abertas a partir desta segunda

 

Defesa diz que casal é inocente e não mandou matar sargento Lucas Guimarães na cafeteria, em Manaus

 

Homem morre com rosto esmagado em acidente de moto, em Iranduba-AM

 

Bombeiros resgatam corpo de vítima de afogamento em flutuante na Zona Oeste de Manaus