A exposição ‘Casa das Serpentes’ reúne mais de dez espécies de serpentes vivas, volta a receber visitação no Museu da Amazônia (Musa), nesta sexta-feira, 5, na Avenida Margarita, número 6305, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
O objetivo da Casa das Serpentes é reunir um trabalho de educação ambiental e divulgação científica sobre os animais do Brasil.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O Musa recebe visitantes diariamente, com exceção das quartas-feiras.
O público podera visitar a partir das 8h30. E poderá acompanhar alimentação, acasalamento e predação são alguns comportamentos que podem ser analisados por especialistas, além da coleta de parasitas para observação e pesquisa.
Durante o passeio, os visitantes também podem se deparar com as serpentes trocando de pele, bebendo água, dormindo, ou ativas durante o dia.
A Casa das Serpentes conta com três grandes famílias de animais: a família Viperidae possui grande importância médica e farmacológica devido aos estudos e aplicações do potente veneno de espécies como a jararaca-da-norte (Bothrops atrox).
___________________________________
RELACIONADAS
+ Campanha ‘Salve o Musa’: saiba como ser um apoiador
+ Casa de Borboletas será inaugurada no Museu da Amazônia no domingo (29/05)
+ Museu da Amazônia inaugura exposição que traz a arte para dentro da floresta
___________________________________
Já a família Boidae é constituída por espécies não peçonhentas que impressionam pelo tamanho — no recinto externo há uma jiboia viva (uma Boa constrictor de 2,5 metros de comprimento) que pode ser vista de perto.
Um esqueleto de sucuri (Eunectes murinus), que foi reconstruído, é utilizado no trabalho de educação ambiental para preservação da espécie.
Da mesma família de serpentes, a suaçuboia (Corallus hortulana) da casa deu origem a quatro filhotes, e podem ter seu crescimento acompanhado nos terrários da exposição.
A espécie Papa-pinto (Spilatos sulphureus) pertence à família Colubridae: uma cobra verde com comportamento diurno, que costuma receber os visitantes com olhos e postura atentas.
Protocolos
O Museu da Amazônia está localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Portanto, outras serpentes habitam as trilhas e podem até mesmo serem avistadas em um passeio.
Com isso, é obrigatório o uso de sapato fechado para entrada.
__________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS