O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas aprovou o projeto de requalificação urbana para o Largo da Ilha de São Vicente, que integra o programa “Nosso Centro”.

A validade da autorização é de dois anos, dentro do parecer técnico 41/2022.

–  Envie esta notícia no seu Whatsapp

–  Envie esta notícia no seu Telegram

O trecho aprovado compreende a travessa Carolina, entre as ruas Bernardo Ramos, Visconde de Mauá e a avenida 7 de Setembro, localizadas no Centro, inseridas na poligonal de tombamento do centro histórico.

Elaborado por uma equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o projeto prevê uma via projetada que passará a interligar a 7 de Setembro com a Visconde de Mauá. 

Com a nova via, um fluxo será aberto para ampliar a acessibilidade, mobilidade e segurança na área, além de servir para escoamento de público e trânsito.

A execução vai seguir o padrão de revestimento e calçamento existente, sendo complementado com o uso da pedra São Tomé.

_____________________________

RELACIONADAS

Iphan aprova reconversão do projeto do Edifício Mirante da Ilha em Manaus

Liminar que afastou presidente do Iphan do cargo é suspensa pela justiça do RJ

Casas indígenas farão resgate ancestral, cultural e gastronômico em ‘Nosso Centro’

_____________________________

Ainda conforme o parecer do Iphan-AM, a execução permitirá acesso a todos os espaços do Largo da Ilha de São Vicente, assim como facilitará a mobilidade até o Mirante.

De acordo com o institutito, as ruas adjacentes não têm dimensões de caixa viária suficiente para dar circulação a veículos de porte, incluindo os de segurança, como o de Bombeiros. 

A proposta de requalificação prevê ainda rampas e faixas para acessibilidade e instalação de mobiliários, como lixeiras, bancos, iluminação, balizadores, arborização e jardins.

Para criar novos caminhos de acessibilidade, a nova via vai deixar a travessa Carolina exclusivamente para circulação de pedestres, mantendo sua configuração em pedra jacaré e ganhando marcação de via.

A nova via contemplará o tráfego e trânsito, incluindo serviços de segurança, carga e descarga para o imóvel do Mirante, que terá operações comerciais, de turismo, lazer e gastronomia.

Também servirá para o uso do atracadouro existente, que com o projeto ganhará melhorias e requalificação à população.

Divulgação/Implurb – Projeto Largo e Mirante São Vicente da Ilha

Edital

O edital para lançamento da licitação do Mirante é finalizado e a obra está prevista para ser entregue em julho de 2023.

Trata-se da primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, na rua Bernardo Ramos com a avenida 7 de Setembro, no Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construída pela prefeitura.

O Mirante tem a proposta de intervenção aprovada junto ao Iphan-AM, identificado a contribuir com “a preservação do conjunto urbano do centro histórico de Manaus ao promover a requalificação do local”. Atualmente, o imóvel se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do rio Negro, tendo quatro andares (térreo e mais três).

_______________________________________________