O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) expõe, nesta semana, em Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, acervo artístico amazonense.
É realizada a mostra itinerante “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, com pinturas do artista plástico Feliciano Lana, indígena da etnia Dessana, falecido em 2020, vítima da Covid-19.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O projeto de exposição surgiu a partir da exibição do filme “Cem Pilum – A História do Dilúvio” , do produtor audiovisual Thiago Morais, no Festival Curta Taquary, em 2022.
A exposição começou nesta quinta-feira (16) e segue até a próxima quarta (22), no Salão de exposição em Taquaritinga do Norte, das 8h às 17h.
Como se trata de acervo histórico do Museu, as 17 lâminas que narram a criação do mundo foram reproduzidas em material PVC.
“A fim de potencializar a circulação dessa coleção […] ao final da mostra, esperamos que o público possa conhecer um pouco mais sobre a mitologia do povo Dessana”, enfatiza Dysson Teles, diretor do Museu Amazônico.
RELACIONADAS
+ Artistas de Parintins expõem obras em galerias da cidade no AM
+ Espetáculo amazonense faz circulação em seis cidades do AM e CE
+ Confira aprovados para uso gratuito do Teatro Amazonas
Festival Curta Taquary
A mostra itinerante é fruto da participação da animação “Cem Pilum – A História do dilúvio”, obra que marcou a abertura, em 2022, da 15ª edição do Festival Curta Taquary, em Pernambuco.
“Este ano, pensando numa exposição a partir do tema do festival, convidamos o Museu Amazônico para integrar nossa programação, e trazer esta exposição para Taquaritinga do Norte”, afirmou Alexandre Soares, coordenador do evento.
Mostra itinerante do Museu Amazônico
Ao retornar para Manaus, a proposta do Museu deve percorrer vários espaços comunitários com o intuito de promover a obra do artista.
A intenção da mostra itinerante também divulgar o acervo do Museu Amazônico, e despertar o interesse da população para conhecer essa e outras obras do patrimônio histórico, pertencentes à Universidade.
Sobre a exposição
A narrativa mitológica em questão nos permite acompanhar o descumprimento da ordem do Deus Criador por Cem Pilum (pássaro).
No tempo antigo, existiam animais ferozes que assolavam a terra. Vendo isso, o Deus Criador pediu a Cem Pilum que fizesse a água do mundo inteiro subir até o nível das matas, extinguindo esses animais.
Esse e outros mitos Dessana, desenhados por Lana, podem ser encontrados na coleção Feliciano Pimentel Lana no Museu Amazônico da Ufam.
A coleção foi adquirida em 1996 e conta com aproximadamente 300 obras que retratam a cosmologia do povo Dessana, da região do Alto Rio Negro, Amazonas.