Ícone do site Portal Norte

Conheça o sebo mais antigo do Brasil em São Paulo 

O Sebo do Messias possui um acervo de aproximadamente 300 mil livros, de acordo com Lilian Coelho, responsável pela loja - Foto: Guilherme Peterson/ Portal Norte

Localizado nas proximidades da Catedral da Sé, na capital paulista, encontra-se o sebo mais antigo do Brasil: o Sebo do Messias.

O local é um patrimônio cultural vivo, que há mais de meio século foi criado por Messias Coelho, que, aos 83 anos, continua presente na loja. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O lugar se estende por quatro andares, onde dois deles, térreo e primeiro andar, compõem a loja física. 

A vasta coleção abrange desde discos, livros e fitas cassete até CDs, DVDs e objetos antigos de valor cultural incalculável.

Enquanto isso, os outros dois subsolos abrigam o acervo da loja virtual, que oferece uma seleção de preciosidades disponíveis para envio para todo o Brasil.

Fachada do Sebo do Messias, localizado no centro de São Paulo – Foto: Guilherme Peterson/ Portal Norte

De acordo com Lilian Coelho, filha de Messias e também responsável pela loja, o Sebo do Messias abriga uma impressionante coleção com cerca de 300 mil títulos de livros e discos.

Sebo do Messias durante a covid-19

A pandemia causada pela covid-19 afetou o funcionamento de todas as lojas físicas da cidade de São Paulo, e com a loja do Messias não foi diferente.

“Quem gosta de sebo, gosta de vir aqui, pegar o livro na mão, sentir o cheiro do livro, ver e folhear as páginas, que infelizmente a loja virtual não oferece. Então foi bem difícil porque esses clientes [que gostam de sebo] não podiam frequentar”, disse Lilian. 

Segundo ela, o que salvou a loja e o pagamento dos funcionários foi a loja virtual, que opera há 15 anos.

A história deste sebo iniciou com o fundador, Messias, que começou vendendo livros de porta em porta, diz Lilian. 

Sempre pronto para atender às solicitações dos clientes em busca de exemplares específicos, Messias adquiria os livros desejados, consolidando assim a base de um negócio que se tornaria um marco cultural no Brasil.

“Ele percebeu que ele não podia ficar só no jurídico, ele tinha que ampliar a vasta de livros. Então foi onde ele começou a montar o acervo de biologia, acervo de história, acervo de arquitetura…”

O local possui acervo de diversas áreas de trabalho e em variados idiomas – Foto: Guilherme Peterson/ Portal Norte

Além de vender as obras, o lugar também compra exemplares do público, dessa forma o sebo se mantém sempre atualizado. O local já chegou a receber mais de 500 livros por dia. 

O Sebo do Messias é um lugar multicultural que se mantém vivo e abrange todas as idades e gostos. Se você estiver pela capital, vale a pena conhecer o lugar.

RELACIONADAS

+ Curta Kinoforum: 34° Festival Internacional de Curtas chega em SP

+ Caetano Veloso mantém shows em SP no final de semana após gripe

+ The Town terá palco com grandes nomes do trap e rap

Sair da versão mobile