Ícone do site Portal Norte

Cultura altera data da audiência pública do Plano Nacional Aldir Blanc em Palmas

Cultura altera data da audiência pública do Plano Nacional Aldir Blanc em Palmas

O processo de escuta pública visa garantir a transparência e a participação democrática da sociedade no planejamento das ações culturais do Estado- Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) anunciou a nova data e local para a realização da audiência pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Palmas.

Inicialmente agendado para 22 de março, o evento agora está marcado para 26 de março, às 19 horas, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

Nesta audiência, a equipe técnica da Secult, juntamente com representantes do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), irão discutir as demandas do setor cultural local.

Essas demandas serão fundamentais para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) e para a definição de futuros editais da PNAB.

O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, ressaltou a importância da participação da sociedade civil nesse processo, destacando que é uma oportunidade para os envolvidos na cultura expressarem suas demandas.

O processo de escuta pública visa garantir a transparência e a participação democrática da sociedade no planejamento das ações culturais do Estado, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento da cultura local.

Política Nacional Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é um programa de fomento à cultura lançado pelo Governo Federal, que destinará R$ 15 bilhões para o setor até 2027.

O objetivo é otimizar os investimentos públicos na cultura brasileira, corrigindo distorções históricas e promovendo o desenvolvimento cultural em todo o país.

A PNAB é uma política que busca garantir o pleno exercício dos direitos culturais, promovendo a participação democrática da sociedade no planejamento das ações culturais.

Os recursos serão repassados anualmente pela União aos estados, municípios e Distrito Federal, através do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e serão utilizados em editais, chamadas públicas, prêmios e aquisição de bens e serviços culturais.

A política foi instituída pela Lei nº 14.399/2022 e tem como foco o desenvolvimento humano, social e econômico, respeitando a diversidade cultural e garantindo o acesso universal à cultura.

O nome da política é uma homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, conhecido por suas letras de música que abordam temas como amor, política e cultura popular brasileira.

A execução dos recursos será voltada para a manutenção, formação e desenvolvimento de agentes culturais, espaços e iniciativas culturais, além de atividades de economia criativa e realização de projetos artísticos e culturais.

A PNAB é considerada uma conquista para o setor cultural, sendo desenvolvida de forma colaborativa, com a participação da sociedade civil e dos gestores culturais.

Sair da versão mobile