Filmes amazônicos serão destaque durante o evento gratuito do “Nepal Cine”. A iniciativa é realizada pelo Movimento Nepal Vive e acontece a partir das 16h deste domingo (28), na entrada do Campo São Pedro, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
A sessão tem o objetivo principal de valorizar o cinema amazônico nas comunidades. Serão reproduzidas as obras audiovisuais de diretores manauaras como Adanilo, Thiago Morais, Skarlatti Kemblin e Juan Lopes.
Segundo o produtor cultural e fundador do Movimento Nepal Vive, Dighetto, a ideia do Nepal Cine é “apresentar a comunidade a importância e a qualidade do cinema nortista, mostrar que também podemos fazer obras do nosso jeitinho manauara”, comentou.
“O Nepal Cine não contará apenas com cinema, também teremos oficinas artísticas que tem como tema a amazônia, seus igarapés e o Hip Hop. Teremos distribuição de pipocas e refrigerantes, e o nosso bingo”, disse Diguetto.
O Movimento Nepal Vive
O Movimento Nepal Vive é um projeto social criado por um coletivo de artistas concentrado na zona norte de Manaus com um intuito de gerar acesso à cultura e arte em uma comunidade de pouco acesso a isso, fazendo debates sociais sobre os descasos nas periferias nortistas, gerando renda aos comércios locais quando tem evento.
A iniciativa vê na produção de cultura feita pela própria comunidade uma forma de driblar as dificuldades que estão nas margens da floresta amazônica, fazendo a conexão das crianças com um mundo de possibilidades.
Durante os eventos da Nepal realizados nas comunidades, a criatividade das crianças é instigada com grafitti, pinturas, batalhas de rima, cortes e penteados de cabelos trabalhando na autoestima dos ‘crias’ do local.