O projeto Roraimeira que incentiva a cultura, tem como objetivo expandir e popularizar a música de Roraima por meio de dois recitais didáticos e dois concertos gratuitos, que serão realizados ao longo do mês de maio.
Com o patrocínio do Banco da Amazônia, que reconhece a música como um patrimônio imaterial, o projeto conta ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) e Criart Teatral.
Os eventos são uma homenagem aos grandes compositores do Movimento Roraimeira e visam levar cultura e arte para a comunidade.
A participação nos recitais e concertos é totalmente gratuita, proporcionando acesso à música roraimense para um público amplo e diversificado.
“Estaremos homenageando grandes compositores de Roraima, como Eliakim Rufino, Zeca Preto e Neuber Uchôa, através da voz marcante da nossa Euterpe e banda” explica a maestrina Kastorijane Oliveira, que é uma das organizadoras do evento.
Programação
- Recital Didático: 27 de maio, às 10h – Escola Estadual Ana Libória
- Recital Didático: 29 de maio, às 10h – Auditório da UERR
- Concerto: 28 de maio, às 19h30 – Auditório da UERR
- Concerto: 29 de maio, às 19h – Auditório da OAB Roraima
Este ano, o Movimento Roraimeira celebra seu 40º aniversário, e a cantora Euterpe, que liderará os concertos comemorativos, compartilha sua emoção.
“Sinto-me honrada como artista com a oportunidade de interpretar as obras de Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, pois cresci ouvindo essas músicas e cultivando o sentimento de amor por Roraima através delas” disse a cantora.
Euterpe garante que o público pode esperar um super show com clássicos do Trio Roraimeira, como “Cidade do Campo”, “Makunaimando” e “Canto das Pedras”, além de outras canções que fazem parte da cultura e história musical de Roraima.
“Essas músicas serão apresentadas para uma nova geração, incluindo o público estudantil da Escola Ana Libória, e em outros concertos abertos ao público”, explicou.
A artista estará acompanhada por uma banda talentosa, composta por Alfredo Rolins na bateria, Sergio Barros no contrabaixo, Diel Cunha no teclado e Vitor Piani na guitarra.
“O show é uma homenagem aos artistas e ao nosso estado. Indicado para todas as idades, convido você a viver essa experiência musical Roraimeira”, convidou Euterpe.