O novo mural do Bumbódromo, espaço onde ocorre o Festival de Parintins, está quase pronto. Com a nova arte, intitulada “Patrimônio em Festa”, os visitantes da ilha tupinambarana contemplam a obra do artista parintinense Pito Silva.
Antes da atual arte, a dupla Curmuniz, composta pelos artistas Alzzyney Pereira e Kemerson Freitas, estampava o mural do Bumbódromo. A obra “Vitória da Cultura Popular” foi entregue em junho de 2022, e conjunto com o Governo do Estado do Amazonas.
Em fevereiro de 2024, o governador Wilson Lima anunciou que o mural receberá novas artes a cada dois anos. A atual escolha aconteceu por meio de edital, com anunciou no dia 15 de março. Após dois meses, a obra de Pito está na fase final.
Veja evolução do Mural
A expectativa é que o trabalho seja entregue na primeira semana de junho. Os trabalhos de produção do mural começaram no dia 2 de maio, com a base do desenho pronta em menos de 10 dias.
Com uma equipe de 10 artistas parintinenses, a obra já está nas fases finais de pintura. Entre os membros está Lenilson Bentes, um artista visual com mais de 20 anos de experiência. Ele descreve seu envolvimento na produção da nova arte para o Bumbódromo como uma realização significativa.
“Estamos fazendo parte da história, porque isso vai ser mostrado para todo o País e para o mundo”, disse.
O que é o Bumbódromo?
O Bumbódromo é uma “arena” localizada na cidade de Parintins, no interior do Amazonas. No espaço acontece o Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos culturais do país. O nome da arena, onde os bois Garantido e Caprichoso se apresentam, é uma junção entre as palavras “boi” e “autódromo”.
Construído em 1988, o espaço tem capacidade para 25 mil pessoas, com arquibancadas e camarotes divididos em vermelho e azul.
Quando é a festa de Parintins 2024?
O Festival Folclórico de Parintins acontece anualmente no último fim de semana de junho, durante três dias. Em 2024, a edição acontece nos dia 28, 29 e 30. O ponto central da Festa de Parintins é a competição entre Garantido e Caprichoso, em apresentações de 2 horas.
Cada boi conta histórias folclóricas e lendas da região amazônica através de apresentações artísticas, que incluem danças, músicas, alegorias gigantes e efeitos especiais. No final do festival, um boi recebe o título vencedor com base na avaliação de 21 itens.