Ícone do site Portal Norte

Cinema gratuito: projeto exibe filmes no Parque das Tribos neste sábado (13)

Projeto social leva tela de cinema nas comunidades de Manaus - Foto: Divulgação

Projeto social leva tela de cinema nas comunidades de Manaus - Foto: Divulgação

Uma noite de cinema com 10 filmes roteirizados e dirigidos por artistas amazonenses será realizada pelo projeto Cine.Com que leva cultura e entretenimento nas comunidades. As sessões gratuitas acontecem, neste sábado (13), a partir das 17h30, na maloca principal, da rua Rio Purus, no Parque das Tribos, na zona oeste de Manaus.

Com a presença marcante do público nos bairros Morro da Liberdade e Nova Cidade, em junho, o evento pretende incentivar o interesse pela sétima arte no primeiro bairro indígena da capital amazonense.

De acordo com a coordenadora do projeto, Saleyna Borges, a mostra busca proporcionar, principalmente, às crianças e adolescentes que não tiveram acesso às salas de cinema tradicionais, a experiência das grandes telas no centro da comunidade.

“O Cine.Com é uma forma de popularizar a arte do cinema, especialmente o cinema amazonense, que é muito rico. Percebermos o quanto a nossa população é carente de iniciativas como esta”, disse Saleyna.

Moradores assistem filmes gratuitos – Foto: Divulgação

Ainda segundo a produtora cultural que coordena o projeto, o impacto gerado na vida dos moradores têm sido gratificantes.

“Por isso, estamos trazendo a mostra para mais um bairro, a fim de que mais pessoas tenham acesso a essa arte, porque cinema também é informação e transformação”, destacou Borges.

Fomentado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Manaus, por meio da Lei Paulo Gustavo, o projeto Cine.Com – Cinema nas Comunidades é aberto ao público de todas as idades. Durante a exibição dos filmes, pipoca e refrigerante também serão distribuídos aos espectadores. 

Em cartaz

Com temáticas relacionadas ao meio ambiente, cultura indígena e demais questões sociais, o projeto conta com a exibição de 10 curtas-metragens, todos criados e dirigidos por artistas amazonenses.

Entre as obras estão:

Os filmes foram selecionados por meio de curadoria especializada, realizada pelo produtor audiovisual Thiago Morais, e contam com recursos de acessibilidade.

Veja publicação sobre o projeto social:

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile