O grupo Gandhicats levou o Boi Garantido para o Festival de Joinville 2024, na última segunda-feira (22), e trouxe troféu para “casa”. A companhia venceu a categoria Danças Populares Brasileiras em Conjunto Sênior com a coreografia “O Boi do Povo Vermelho”.
Os movimentos, que levaram o grupo ao 1º lugar, são do coreografo Gandhi Tabosa, que também assina com a agremiação vermelha e branca. Para o espetáculo no sul do Brasil, o grupo amazonense escolheu cinco toadas, remixadas para a apresentação.
Além dos passos característicos do Gandhicats, os artistas se preocuparam em contar a história do “Auto do Boi” e em trazer elementos do Festival de Parintins. O show trouxe os dançarinos em papéis importantes da festa, como o pai Francisco, Catirina e a Sinhazinha.
Na última toada, a companhia de dança introduziu uma coreografia apresentada em 2023 no Festival de Parintins. A dança se destaca, principalmente, por inserir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um elemento.
Gandhicats e Garantido no Festival de Joinville
Não é a primeira vez que o grupo participa do Festival de Joinville, antes de 2024, os Gandhicats participaram em 2019 e 2021. Em sua primeira vez, levaram o título de melhor grupo do festival, com o nome cravado entre os principais conjuntos de dança do Brasil.
Em 2021, ficaram em 3º lugar com a coreografia “A Janta” e no Festival de Joinville 2024 debutaram em 1º lugar na categoria.
Assista apresentação:
Quem é o Boi Garantido?
O Boi Garantido é uma das duas principais agremiações do Festival de Parintins, ao lado do Boi Caprichoso. A festa ocorre anualmente em Parintins, no interior do Amazonas, onde as apresentações dos bumbás atraem centenas de visitantes.
A rivalidade entre Garantido e Caprichoso é a característica central da festa e, também, o que a sustenta a mais de 100 anos.