Na próxima semana, dia 24 de setembro, o Amazonas se tornará o palco da sexta edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2024.
O festival é organizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set, e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Durante o evento, exibirão produções audiovisuais de todas as regiões do Brasil. A programação, que se estenderá até o dia 27, contará com três mostras competitivas. O acesso a todas as sessões será gratuito.
A abertura oficial do festival acontecerá no dia 24 de setembro, às 20h, no icônico Teatro Amazonas.
Além disso, o Casarão de Ideias será outro importante ponto de exibição. No dia 25, às 15h, o local receberá a Mostra Olhar Panorâmico, que trará filmes como “Mariô – Eu Tô Aqui”, do Maranhão, e “Duplo Retrato”, do Amazonas.
Ainda mais, no dia 28, às 17h, o Casarão de Ideias sediará a exibição dos filmes premiados na edição deste ano do festival, fechando a programação com chave de ouro.
Mostras competitivas do Olhar do Norte 2024
A Mostra Amazônia, por exemplo, vai reunir filmes assinados por diretores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, como Acre, Amazonas e Pará.
Em contraste, a Mostra Outros Nortes destacará obras de cineastas de outras regiões do Brasil, propondo a diversidade de produções.
Além disso, a Mostra Olhar Panorâmico trará exibições híbridas, expandindo ainda mais o alcance do evento.
Outro ponto do festival é a Mostra Olhinho, que não tem caráter competitivo e se destina ao público infantojuvenil.
Ademais, o evento contará com uma série de atividades formativas, como oficinas, debates, mesas redondas e palestras.
Programação completa
O evento começa com a exibição de “Ri, Bola”, filme dirigido por Diego Bauer, seguido pelo longa-metragem “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, vindo de Minas Gerais.
A programação continuará no dia 25, a partir das 17h, com a Mostra 1. Nessa etapa, serão exibidos filmes como “Cassandra”, do Distrito Federal, e “O Último Rock”, do Espírito Santo.
Logo após, às 20h, a Mostra 2 trará produções como “Dona Beatriz Ñsîmba Vita”, de Minas Gerais, e “Um Mal Necessário”, do Amazonas.
Já no dia 26, às 17h, a Mostra 3 exibirá filmes como “A Menina e o Pote”, de Pernambuco, e “João de Una Tem Um Boi”, do Maranhão.
Mais tarde, às 20h, a Mostra 4 trará destaques como “Quinze Quase Dezesseis”, de São Paulo, e “Tu Oro”, do Amapá, ampliando ainda mais o leque de produções.
No dia 27, ocorrerá a exibição do longa-metragem convidado “Roberto Kahane e a Câmera do Dr. Salim”, do Amazonas, às 15h30.
Para encerrar, às 19h, será exibido o filme “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi, de Goiás.
Confira todos os filmes selecionados para o festival.
Mostra Olhinho: espaço para a nova geração
A Mostra Olhinho, dedicada às crianças e jovens, acontecerá no dia 26 de setembro, às 9h, no Teatro Amazonas.
Entre os filmes selecionados para essa sessão estão “Memórias da Infância”, dirigido por alunos do Espírito Santo, e “Kwat e Jaí – Os Bebês Herois do Xingu”, uma obra do Distrito Federal.
Premiação do Olhar do Norte 2024
Os filmes que concorrem na Mostra Amazônia disputarão prêmios em várias categorias, como “Melhor Filme”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação” e “Melhor Roteiro”. Além disso, o público terá a oportunidade de votar e escolher o “Melhor Filme”.
Por fim, as premiações acontecerão ao final do evento.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.