O Duelo na Fronteira 2024, festival folclórico de Guajará-Mirim (RO), começa nesta terça-feira (15), e seguirá até a sexta-feira (18). O evento é um dos principais símbolos culturais da região e se destaca por promover e valorizar as tradições amazônicas.
No dia de abertura, haverá a apresentação de duas atrações nacionais, e então, nos dias 16 e 17 de novembro, acontecerá a apresentação dos bois-bumbás. Para encerrar a programação, no dia 18, acontecerá a apuração das notas e a divulgação do campeão.
A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) organiza o festival, com apoio da Prefeitura de Guajará-Mirim e da Associação Cultural Waraji (ACW). Essas parcerias têm sido fundamentais para garantir a realização do evento.
Festival Folclórico Duelo na Fronteira
O festival gira em torno da rivalidade entre dois bois-bumbás: a Flor do Campo, com as cores vermelho e branco, e o Malhadinho, identificado pelo azul e branco.
As agremiações encantam o público ao trazer lendas e histórias do folclore amazônico para o palco, com apresentações cheias de cores e dramatização.
Este ano, o boi Flor do Campo trouxe o tema “Terra de um Povo Mestiço”, enquanto o boi Malhadinho tem “TEKOHÁ – Este chão é nossa essência” como tema de 2024.
Por fim, além de competirem pelo título, os bois-bumbás promovem a cultura local e ajudam a preservar as tradições amazônicas. Durante o Duelo na Fronteira, os visitantes também podem desfrutar de uma imersão cultural, com apresentações artísticas, danças folclóricas e a gastronomia típica da região.