Nos próximos dias, Brasília será palco de três importantes festivais de cinema, realizados com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Os festivais LoboFest, Motriz e Cinema Urbana trazem programação gratuita e diversificada para o público.

Motriz – Festival de Cinema de Planaltina

Em sua terceira edição, o Motriz – Festival de Cinema de Planaltina começou na quarta-feira (23) e segue até domingo (26), no Complexo Cultural de Planaltina.

Serão cinco dias de exibições de curtas-metragens focados em narrativas de justiça social e transformação.

As produções, vindas da América Latina e África, estão divididas em mostras competitivas e paralelas.

Além dos filmes, o evento conta com apresentações musicais ao final de cada dia, como Coco dos Encantados, Martinha do Coco, e Tambores do Amanhecer.

As sessões podem ser conferidas no site oficial, e a entrada é livre para todos os públicos.

Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura

O Cinema Urbana acontece em São Sebastião, nesta sexta (25) e sábado (26), com exibição de curtas como O tempo é um pássaro e Escasso.

As sessões ocorrem a partir das 18h na unidade das Brigadas Populares, com debates entre as curadoras após os filmes. No sábado, a programação inclui oficinas e shows com coletivos musicais.

LoboFest – Festival Internacional de Filmes

O tradicional LoboFest chega à sua 16ª edição e será realizado no Cine Brasília de sábado (26) até segunda-feira (28).

A programação deste ano homenageia os álbuns Clube da Esquina. Entre os destaques internacionais estão Solo la Luna Comprenderá, da Costa Rica, e An Orange From Jaffa, da Palestina.

Com exibições de filmes aos sábados e domingos, às 10h, 14h, 16h e 19h, o evento também promove debates às 17h30, abordando temas como “A verdade da ficção” e “Direção de arte e o sensível”. A entrada é gratuita e aberta a todos.