O cinema brasileiro celebrou um marco histórico. Neste domingo (5) Fernanda Torres foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama, durante cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Este é o primeiro reconhecimento desse nível concedido a uma atriz brasileira, destacando o talento nacional no cenário internacional.
Fernanda brilhou no filme Ainda Estou Aqui, onde interpreta Eunice Paiva, advogada e viúva do deputado federal Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971.
O longa-metragem, dirigido pelo aclamado cineasta Walter Salles, revisita momentos marcantes da história brasileira através da trajetória pessoal e política de Eunice.
A conquista de Fernanda ganha ainda mais relevância diante da concorrência acirrada. Ela disputou o prêmio com estrelas de renome internacional, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
A vitória também carrega um simbolismo especial: sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada ao mesmo prêmio há 25 anos por Central do Brasil, também dirigido por Salles.
Na época, Montenegro não venceu, mas o filme foi reconhecido como Melhor Filme Estrangeiro.
Em seu discurso emocionado, Fernanda exaltou a importância do filme e dedicou o prêmio a diversas figuras e causas:
“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”
Embora o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro deste ano tenha sido entregue à produção francesa Emilia Pérez, a vitória de Fernanda Torres reafirma o potencial do cinema brasileiro em conquistar destaque internacional.
*Com informações da Agência Brasil