O Brasil registrou o maior número de salas de cinema em operação na história. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostram que, em 1º de janeiro deste ano, o país alcançou 3.509 salas, 31 a mais do que em 2019, antes da pandemia de covid-19.
Segundo o Ministério da Cultura, novas salas foram inauguradas em cidades como Monte Carmelo e Ponte Nova (MG) e Miracema (RJ). Em Viçosa (AL), um cinema reabriu após 30 anos de inatividade.
Em 2024, 121 milhões de pessoas frequentaram os cinemas, impulsionando o setor. As produções nacionais também se destacaram, dobrando a audiência em relação ao ano anterior.
Entre elas, o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama.
Fernanda Torres faz história ao vencer Globo de Ouro
Fernanda Torres tornou-se a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Drama, por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui.
Na obra dirigida por Walter Salles, ela interpreta Eunice Paiva, advogada e viúva do deputado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971.
A conquista é histórica para o cinema brasileiro, especialmente considerando que Fernanda competiu com estrelas como Nicole Kidman e Angelina Jolie.
Em um discurso emocionante, ela destacou a importância da arte em tempos difíceis e dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao mesmo prêmio há 25 anos, também em um filme de Salles.
*Com informações da Agência Brasil