A Azul Linhas Aéreas estreou nesta segunda-feira, 2, voos diretos para o município de Parintins (distante a 369 quilômetros) e, nesta terça, 3, para São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros). Com essa demanda, o Amazonas entra na rota da maior companhia aérea do país em número de destinos atendidos em voos diários.
Com o retorno das operações, a Azul vai operar com jatos Embraer modelo E-195, com capacidade para 118 passageiros, antes realizado pelos antigos aviões Cessna Grand Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. Semanalmente a companhia fará quatro voos no trecho Manaus/Parintins/Manaus e três voos no trecho Manaus/São Gabriel da Cachoeira/Manaus.
Presente à inauguração do primeiro voo comercial da companhia em São Gabriel da Cachoeira, o governador Wilson Lima (PSC), ressaltou a importância do fato para a aviação do Estado do Amazonas e, também do desensolvimento que trará ao interior. “Para arantir o direito fundamental do cidadão, que é o direito de ir e vir. A Azul está fazendo uma expansão histórica no estado do Amazonas, como nunca aconteceu”, frisou o governador.
A nova rota para São Gabriel faz parte do plano de expansão regional da companhia e se dá por meio de um acordo firmado entre a Azul e o governo do Amazonas em junho deste ano.