O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) alerta a população sobre a publicidade enganosa durante o período de Black Friday, com promoções que não representam vantagem ao consumidor, o chamado preço pela “metade do dobro”.
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O órgão diz que uma boa iniciativa para prevenção é pesquisar os preços nos estabelecimentos antes e durante a Black Friday, para avaliar melhor a variação.
Em casos de cobranças abusivas, o Procon diz que o cliente deve tirar fotos e prints com o valor do produto ou guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia.
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“Os estabelecimentos devem fornecer nota fiscal e se, a depender da forma de pagamento, há diferença no valor do produto. Nas compras presenciais, o prazo de troca fica a critério do estabelecimento. Em relação às compras online, a troca é obrigatória, já que o consumidor não tem como experimentar ou testar o produto. Também recomendamos que o consumidor busque sites confiáveis, com avaliações positivas”, aponta o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Denúncias
Denúncias ou reclamações sobre práticas abusivas durante a Black Friday podem ser encaminhadas às redes sociais do Procon-AM (instagram @procon_amazonas e Facebook Procon Amazonas), no e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br ou pelo número 0800 092 1512.
Fiscalização
Nesta quarta-feira, 17, há 9 dias da Black Friday, o Procon e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) realizaram uma série de fiscalizações em centros de compras na Zona Leste de Manaus. As fiscalizações devem ocorrer em outras zonas da cidade.
Na ação desta quarta, o Ipem fiscalizou 1.151 produtos, destes 84 brinquedos e 29 adaptadores com plugues incorporados e que estavam sendo comercializados sem a certificação do Inmetro, e foram apreendidos. As empresas autuadas terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão.
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